Teatro lambe-lambe circula por Ponta Grossa

08/10/2018

A historia de dois vizinhos, que se passa em uma caixa preta, está circulando por Ponta Grossa no espetáculo ‘A Vizinhança’, aprovado por um dos editais lançados pela Prefeitura de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. A peça já foi apresentada na Vila DER e na Colônia Dona Luiza. Este mês, o projeto será exibido na Biblioteca Pública Municipal, no dia 22 de outubro, a partir das 9h.

 

O teatro lambe-lambe (ou teatro de miniaturas), é apresentado em caixas, normalmente para uma ou duas pessoas por vez. As cenas são formadas por meio da manipulação de pequenos objetos e bonecos, e tem duração curtíssima, de poucos minutos. O artista Luciano Haroldo Bragatto, responsável pelo projeto, atua há mais de 20 anos com teatro e está levando a peça para comunidades da periferia. Luciano conheceu o teatro lambe-lambe em 2012 e ficou apaixonado à primeira vista. Ao todo foram quase três meses para desenvolver todo o material, desde a caixa-preta aos bonecos, cenário, roteiro e sonoplastia. “A história apresentada trabalha com o lúdico e encanta adultos e crianças de todas as idades”, conta Bragatto.

 

Na plateia da Vila DER estava Doralice de Fátima, que levou a família para conhecer a novidade. Ela assistiu à peça com um sorriso no rosto. “Eu assisti uma peça de teatro na escolinha uma vez, mas assim, desse jeito, foi a primeira vez. Foi muito legal”, relatou. O sorriso após a apresentação foi consenso entre o público, que se encantou com os bonecos. A técnica do teatro lambe-lambe surgiu nos anos de 1990 com um palco em miniatura dentro de uma caixa preta em que se passam histórias curtinhas com bonecos e objetos manuseados pelo artista. O nome é uma referência aos fotógrafos de lambe-lambe que faziam retratos nas ruas da cidade.

 

O projeto está circulando por Ponta Grossa graças ao edital de Circulação de Espetáculos de Teatro, Circo e Dança, lançado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Ao todo foram oito projetos aprovados, sendo que cada um realizará sete apresentações e sete oficinas até o final deste mês. “Somente com este edital estamos possibilitando 56 apresentações culturais pelos quatro cantos da cidade. E algo muito interessante é que são projetos com linguagem diversificadas, como o teatro lambe-lambe, a dança contemporânea, o teatro adulto e infantil”, afirma o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy. Juntando todos os editais lançados em diversas áreas serão mais de 200 ações até o final do ano.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Convention Bureau comemora a reabertura do Parque de Vila Velha

4/9/2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Desenvolvimento do site: Equipe PGCG CVB

Conteúdo: Yukê Comunicação