top of page

Biblioteca Pública tem programação especial para comemorar o mês da poesia

A programação envolve oficinas, exposições e apresentações artísticas

diversas

Ponta Grossa irá florescer poesia neste mês de março com exposições, oficinas, declamações e comemorações alusivas ao Dia Mundial da Poesia. A Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e administrada pela Fundação Municipal de Cultura, irá promover, dos dias 14 a 21 de março, o Poesia de Ponta na Biblioteca. O evento tem participação gratuita e objetiva divulgar o gênero literário na cidade.

Todas as atividades irão ocorrer no prédio da Biblioteca, no Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini. No primeiro dia, 14, a programação abre às 19h30 com uma homenagem a Castro Alves, apresentação do Coro Cidade de Ponta Grossa e performances de atores convidados. No da 15 de março, das 9h às 11h, o espaço recebe um bate-papo sobre haicais, gênero literário que tem seu maior expoente no país o paranaense Paulo Leminski. No dia seguinte, às 8h30, o público poderá participar de uma oficina de haicais. Já às 19h30, a Biblioteca promove uma Roda de Chimarrão com poesia e canto nativista.

Na segunda-feira, 19 de março, a programação inicia às 8h30 com mais uma oficina de haicais. Durante a tarde, duas oficinas movimentarão o espaço: ‘Diga um verso bem bonito’ (das 13h30 às 17h) e ‘Trovas’ (das 14h às 16h). O evento encerra na quarta-feira, 21 de março, às 19h30, com uma comemoração do Dia Mundial da Poesia.

Durante todos os dias de evento o público poderá conferir duas exposições literárias. A Exposição ‘Circuitos Haikais’ é um projeto da Fundação Municipal de Cultura em parceria com o poeta Róbison Benedito Chagas. Já a exposição ‘Poéticas Visuais’ é uma parceria de poetas convidados pela Academia de Letras dos CamposGerais (ALCG), Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) e CentroCultural Prof. Faris Michaele, com artistas plásticos convidados pelo Centro deReferência e Ensino de Arte (CREARTE).Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Eduardo Godoy, a Bibliotecavive um novo momento. “A partir do início deste ano, a unidade está com uma novagestão trabalhando de forma compartilhada, com o objetivo de transformar aBiblioteca Pública em um espaço de convívio da população. Com isso, teremos cadavez mais eventos e atividades abertos a toda a comunidade, contando sempre comdiversos parceiros. Queremos dar uma nova vida àquele espaço”, explica.ServiçoMais informações e agendamentos: (42) 3901-1846

bottom of page