top of page

Manifesto pela Paraná Turismo

Autoria: Prof. Jacó Gimennes

Neste próximo dia primeiro de Fevereiro, a Paraná Turismo comemora 23 anos de sua criação, formalizada em 1995.

Uma história de muito orgulho, construída por seus servidores, com importantes trabalhos na formação de pessoas, no fortalecimento da cultura turística, na promoção turística de empresas e de municípios, e em especial com a Municipalização e Regionalização do Turismo.

Quando assumimos a Paraná Turismo em 01/01/2015 no segundo Governo Beto Richa, o fizemos a convite do Deputado Estadual Douglas Fabrício, que assumia também a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo – SEET.

Sabíamos das dificuldades e dos desafios, mas como atuante no Turismo Regional tínhamos em mãos a oportunidade de reinventar a nossa autarquia do Turismo.Um quadro de pessoal reduzido com muitos próximos de se aposentar, instalações físicas com limitações, orçamento diminuto e com dívidas a pagar, frota de veículos antiga e o pior, a autoestima dos servidores abalada pelo esvaziamento do setor.

Com a autonomia de gestão dada pelo Governador, com o respaldo incondicional do Secretário e com o resgate da estima dos servidores em confiança ao meu nome e a minha história, conseguimos com a idealização do Paraná Turístico o apoio com parcerias programáticas e o suporte de alianças estratégicas para dar novos rumos.

Pagamos as dívidas, reestabelecemos a imagem da importância da autarquia, dinamizamos as ações, inovamos e mudando assim a história da Gestão Estadual do Turismo. Tudo com muita determinação, criatividade e ousadia focada em ampliar a oferta turística. O que conseguimos!!!Hoje temos produtos e serviços como: Agenda de Promoção do Turismo, Passaportes Turísticos, Cursos e Oficinas de Qualificação, Publicações de Cartilhas e Guia de Gestão, CADASTUR, e principalmente o Masterplan Paraná Turístico 2026 – um verdadeiro movimento com o horizonte de uma década, que propõe ao Paraná um status de Estado Produtor de Turismo, com Destinos Inteligentes e com Alicerces Sustentáveis na Rede de IGR´s- Instâncias de Governança Regional com as 14 Regiões Turísticas.

Mas a responsabilidade de gestor com os aprendizados, os desafios e as oportunidades que vivenciamos nestes três anos, nos levam neste aniversário da Paraná Turismo a afirmar que esta estrutura chegou no seu limite e precisa entrar na pauta de prioridades para ser reestruturada.

Teremos neste quarto ano que coroa mais um governo, a chance de conquistar a adesão de governantes, sociedade civil e trade para implementar e/ou encaminhar as quatro prioridades do Masterplan – Paraná Turístico 2026, a saber: Capacitação e Qualificação de Pessoas; Promoção e Divulgação Turística; REESTRUTURAÇÃO DA PARANÁ TURISMO; Criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo.

E através do CEPATUR – Conselho Paranaense de Turismo - pautar nas propostas dos candidatos às eleições 2018 o que fazer com a estrutura da Gestão Estadual do Turismo, mobilizando forças políticas, valorizando a competência em gestão, com o engajamento de prefeitos e deputados, com a dinâmica das lideranças empresariais do setor, podemos assim ter o Turismo como Economia Estratégica com o Paraná assumindo a condição a ele reservada de Produtor de Turismo.Vamos Nessa!!!

Jacó Gimennes é presidente da Paraná Turismo, Fundador da ReTur e Cidadão Honorário do Paraná.

bottom of page