Sebrae/PR realiza Semana MEI e Semana de Educação Financeira

02/05/2017

Eventos contam com orientações presenciais e transmissões online com foco em formalização, inadimplência, benefícios e finanças

 

De 8 a 12 de maio, o Sebrae/PR realiza dois eventos integrados, voltados à orientação de empreendedores de micro e pequenos negócios: a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e a Semana de Educação Financeira. Durante o período, além das transmissões online de palestras e bate-papos com especialistas, escritórios regionais e Salas do Empreendedor de 127 municípios paranaenses receberão programação especial de oficinas, palestras e orientações presenciais sobre formalização, inadimplência e finanças.

 

O objetivo da Semana MEI 2017 é realizar atendimentos sobre formalização e benefícios, para quem deseja aderir ao MEI, e sobre inadimplência, marketing, como usar ferramentas digitais e finanças (linhas de crédito e gestão financeira), para quem já é MEI. Os temas foram definidos pelo Sebrae Nacional, com base em uma pesquisa com os empreendedores, que acompanha a tendência do Paraná, segundo a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva, coordenadora estadual do MEI.

 

“Fizemos um ‘Esquenta Semana MEI’ pela internet (Facebook e e-mail), em que perguntamos ‘Conta para a gente, o que está te tirando o sono?’, resultando nas escolhas das principais temática como vendas, crédito, máquina de cartão e como divulgar  nas mídias”, explica Carla. Além das orientações presenciais, a Semana MEI terá, ainda, eventos ao vivo pela internet (com transmissão no Facebook e YouTube) e atendimento da Central 0800 570 0800.

 

Um dos focos da Semana MEI é reduzir nacionalmente a inadimplência dos microempreendedores individuais, que ultrapassa os 60% no Brasil. No Paraná o índice é 52%. “Muitas vezes, a pessoa abre o MEI por uma oportunidade que encontrou naquele momento, mas depois esquece de dar baixa e pagar a mensalidade gerando uma dívida ativa”, explica a consultora do Sebrae/PR.

 

Paralelamente à Semana MEI, o Sebrae/PR promove eventos nas regionais com foco em gestão financeira e crédito orientado, dentro da Semana da Educação Financeira. O evento traz palestras, em parceria com o Banco Central, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cooperativas de Crédito e as Sociedades Garantidoras de Crédito do Estado.

 

“No Paraná, teremos oficinas de orientação de acesso a crédito, uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, com duração de três horas, que prepara o empresário para buscar ou não o crédito. Para isso, é preciso olhar para dentro do negócio, para a gestão, e entender se o crédito é a melhor decisão, depois entender como funciona sistema, o que a instituição analisa para conceder os valores, como conseguir melhores condições”, explica o coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli Junior.

 

A Semana de Educação Financeira também contará com transmissões ao vivo pela internet e cursos EAD sobre o tema, estes disponíveis no portal cidadaniafinanceira.gov.br. Entre as ações digitais promovidas pelo Sebrae Nacional estão: o Papo de Negócio - Planejamento Financeiro, com João Evangelista (BACEN), o Papo de Especialista - Educação Financeira, com Samy Dana (Conta Corrente, Globo News) e o Facebook Live - Psicologia Econômica, com Vera Rita (PUC-SP).

 

A programação da Semana MEI pode ser consultada no endereço www.sebraepr.com.br/semanadomei, e a da Semana da Educação Financeira está disponível em semanaenef.gov.br. Informações pelo 0800 570 0880.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Congresso Paranaense de Assistentes Sociais recebe cerca de 600 participantes

7/10/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação