top of page

Público lota a Praça Barão do Rio Branco para concerto ao ar livre

Aproximadamente 800 pessoas estavam presentes no espetáculo deste domingo

A Concha Acústica Carlos Gomes, na Praça Barão do Rio Branco, encheu-se de muita música no último domingo, dia 3, com o a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Coro Cidade de Ponta Grossa, Coro em Cores e Meninas Cantoras de Ponta Grossa. Ao todo mais de 200 músicos subiram ao palco para apresentar a clássica obra Carmina Burana, com produção da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A plateia lotou o espaço e pediu bis. Abrilhantaram a noite alguns músicos solistas, entre membros do Coro Cidade e os convidados Julcy Rodrigreus e Cezar Kapp. Todo o espetáculo foi transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook e continua disponível para quem não pôde assistir (www.facebook.com/PrefeituraPontaGrossa).

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, afirma que o concerto superou todas as expectativas de público e de profissionalismo dos músicos. “A noite de ontem nos anima a fazermos cada vez mais atividades nesse nível e neste espaço. Todos os músicos e a plateia estão de parabéns pelo belíssimo espetáculo que presenciamos”, diz.

Durante completa que a quantidade de pessoas na praça demonstra o carinho que a cidade tem pela orquestra e coros. Já a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, parabenizou os músicos pela belíssima apresentação da noite e ressaltou o orgulho que sentiu ao presenciar a praça lotada acompanhando o concerto. “O espetáculo foi maravilhoso. Ponta Grossa merece mais apresentações com este grande nível profissional”, ressalta.

Mariene Silva canta no Coro Cidade e afirma que o concerto concretiza um dos objetivos desta temporada do Coro, que visa aproximar a música erudita do cotidiano das pessoas. “O concerto reafirmou o patrimônio musical que temos com a orquestra e os coros. Pudemos mostrar para as pessoas a preciosidade musical que há em Ponta Grossa”, destaca.

O músico trombonista da OSPG, Eduardo Dalcol, aponta que o concerto foi uma novidade para a cidade e encantou tanto a plateia quanto os músicos. “Ver um concerto do tamanho que foi o Carmina Burana em um espaço público, principalmente numa praça, foi fantástico. Não esperávamos uma plateia tão grande e tão diversificada”, diz.

Dalcol aponta que ficou impressionado ao ver a quantidade de pessoas que estavam assistindo. “Foi emocionante ver tanta gente ocupando a praça e com certeza foi um espetáculo muito maior que se tivéssemos apresentado no teatro”, relata.

Thiago Andrade Neves esteve presente na plateia e ressalta a importância de uma iniciativa de inclusão cultural para um público que dificilmente teria acesso a uma produção deste porte. “Acredito também que pode despertar o interesse e a curiosidade de futuros músicos que temos em potencial e que, sem esse contato, nunca iriam se descobrir”, ressalta.

O concerto abriu a programação do Natal Iluminado, que reúne diversas atrações ao longo do mês de dezembro, além da decoração especial por toda a região central da cidade. Entre as atrações estão os shows de Guilherme Arantes (16 de dezembro), Big Time Orchestra (20 de dezembro) e Moacyr Franco (22 de dezembro), todos no Parque Ambiental.

bottom of page