O programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. Além de ser uma forma de incentivo para que os turistas nacionais e internacionais se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para o combate a Covid-19, a certificação tem como objetivo diminuir os impactos da pandemia e preparar os hotéis para o retorno gradual das atividades.
O Planalto Select Hotel está entre os primeiros hotéis do Brasil, já em funcionamento, adequados às exigências do Selo. Como protocolo básico, o estabelecimento realiza a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e hóspedes circulam, aufere temperatura de todos os frequentadores na entrada do local, disponibiliza álcool 70% nos elevadores, balcões de atendimento e demais espaços de circulação, entre outras medidas.
Para o gerente do Hotel, Daniel Wagner, a certificação demonstra preocupação e respeito com todas as pessoas que frequentam o local, sejam clientes, colaboradores e/ou fornecedores. “A Equipe Select usa luvas descartáveis e máscaras para entrar em cada apartamento e recebeu treinamentos de capacitação para enfrentar de maneira mais segura a situação atual.
Redobramos a conscientização sobre a higiene! Adquirimos timers programados para despertar a cada 30 minutos, garantindo que seja realizada a lavagem das mãos e/ou o uso do álcool gel por todos os nossos colaboradores. E fomos além das exigências do Selo, compramos um gerador de Ozônio capaz de fazer o gás se espalhar por todo o ambiente onde é aplicado e chegar a lugares onde a limpeza convencional não alcançaria e também colocamos tapetes sanitizantes em todas as entradas do hotel”, relata.
Além disso, desde 2013 o Planalto Select Hotel é reconhecido pelo Programa Alimentos Seguros (PAS) do Senac (PR) pelas boas práticas na produção e manipulação de alimentos. Dessa forma, o café da manhã está sendo servido no sistema de buffet assistido, e é a equipe do Hotel que manuseia os pegadores. Ao fazer o check-out os hóspedes depositam seu cartão chave em uma urna. Em seguida os cartões são sanitizados pela Equipe, o que garante um cartão chave seguro, desinfectado e 100% higienizado para os novos hóspedes.
Para o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os hóspedes terão um papel fundamental para a aplicabilidade do selo. “Além de cuidar da própria saúde e das pessoas que estão ao seu redor, o turista terá acesso ao site do programa para entender os protocolos e também poderá qualificar o hotel. O selo foi criado para verificar se o estabelecimento está apto para operar de acordo com as recomendações do segmento”, finaliza o representante.