top of page

Convention Bureau apoia pesquisas sobre o impacto do Covid-19 no turismo


O turismo é o setor da economia que mais está sentindo o impacto do Covid-19, pois com a pandemia da doença diversas viagens e eventos foram adiados ou cancelados, bares e restaurantes com fluxo de turistas, hotéis e atrativos turísticos fecharam.

Segundo estimativa de vários órgãos ligados ao turismo, o prejuízo do setor pode chegar à casa dos bilhões de reais. Em Ponta Grossa, por exemplo, segundo dados do Ponta Grossa campos Gerais Convention & Visitors Bureau, em duas semanas de pandemia, os hotéis já haviam registrado cerca de R$500 mil em perdas.

Para ter um panorama da situação em cada município, as secretarias de turismo estão contando com a colaboração dos empresários da área para relatarem prejuízos, número de demissões entre outros. Ponta Grossa e Tibagi fazem parte das cidades realizando esse mapeamento.

“É muito importante que cada cidade faça um levantamento de como o Covid-19 afetou o turismo local, pois assim temos um panorama geral do impacto, quais áreas foram mais afetadas e o que pode ser feito para a recuperação do turismo”, enfatiza a presidente do Convention, Thaís Pius.

O Convention Bureau é uma das entidades que está apoiando essa pesquisa e vem encabeçando ações e cartas aos órgãos públicos, como o Ministério do Turismo, solicitando ações para recuperar o turismo e impulsionar o setor.

“Estou conversando diariamente com os gestores de turismo, principalmente os hotéis, que nos passam dados diariamente, e organizadores de eventos, para compartilharmos experiências, ouvir o que eles esperam de ações e projetarmos um cenário pós pandemia”, enfatiza o gerente executivo, Marcelo Amaral.

Além das pesquisas locais, a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo do Brasil está mapeando em nível nacional os impactos da doença no turismo, a fim de elaborar dados nacionais e elaborar planos de ação.

Para participar das pesquisas, o empresário pode acessar o site do Convention Bureau (www.pontagrossacvb.com.br/covid19) e selecionar a pesquisa.

bottom of page