Taxa de ocupação dos hotéis em Ponta Grossa sobe

10/02/2020

Apesar do índice positivo, dados sobre a ocupação ainda são preocupantes

 

Otimismo para 2020, esse é o principal sentimento dos gerentes e gestores de hotéis de Ponta Grossa, que viram no ano anterior aumento, mesmo baixo, da taxa de ocupação e diária média.

Segundo dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB), a taxa de ocupação dos hotéis subiu 4% e a diária média registrou ganho de aproximadamente R$2, atingindo R$193,26.

 

Entretanto, apesar de positivo, o resultado é fraco, como explica a diretora do Convention e gerente do Premium Vila Velha Hotel, Alecsandra Hypólito: “2019 foi um ano para a hotelaria melhor que 2018, nossos índices de ocupação e diária média tiveram um crescimento sutil”. Segundo ela, mesmo assim, o cenário ainda é preocupante.

 

A taxa de ocupação é um dado importante, pois mostra como está a saúde do setor, como explica o gerente executivo do PGCG CVB, Marcelo Amaral. “Quanto mais alta a taxa, mais visitantes em nossa região o que significa economia aquecida, turismo gerando receita, atrativos sendo divulgados, região se destacando enquanto local para eventos entre outros fatores”.

 

Já a diária média mostra o valor arrecadado com cada apartamento vendido, que apesar de ter aumentado em comparação ao último período de 12 meses, ainda é baixo, como comenta o gerente do Planalto Select Hotel e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares dos Campos Gerais, Daniel Wagner.

 

“A diária média subiu menos do que a inflação, então significa que trabalhamos mais, para ganhar menos”. Segundo o IBGE, a inflação fechou o ano em 4,31%, enquanto a diária média aumentou 1,5%.

 

Para este ano, a aposta está na recuperação da economia e em projetos para fortalecer o turismo local. “A esperança é a efetiva melhora da economia, a nova gestão do Parque Vila Velha e os novos voos diretos para Congonhas”.

 

O mesmo afirma a presidente do Convention, Thaís Pius (foto). “No ano passado tivemos ótimas notícias, como fábricas recém chegadas, que vão fortalecer o turismo de negócios, a divulgação da empresa a frente da gestão do Parque de Vila Velha e aumento dos voos em nosso aeroporto, o que é ótimo, pois possibilita novos meios de se chegar aqui, traz novos empresários, eventos e turistas”.

 

Outro hotel com resultados promissores é o Luds Comfort Hotel. Débora Slud, diretora executiva da empresa, acredita no fortalecimento do turismo e estímulos para “que o hóspede que veio a nossa cidade a negócio aproveite e explore os atrativos turísticos e de lazer dos Campos Gerais durante a sua estádia e que também, numa próxima visita, traga a sua família”.

 

Mesmo com resultados fracos, é hora de investir

Segundo o contador, Felipe Rosa, apesar dos resultados dos hotéis terem sido fracos, é importante continuar investindo, apostar em inovações no setor e estabelecer metas altas e de longo prazo, pois quando não forem alcançadas, há um respaldo técnico em relação aos resultados financeiros projetados. “Mesmo eu não atingindo o que foi estabelecido, eu vou chegar muito próximo e isso já será excelente. Quando eu penso baixo, teoricamente, eu vou atingir o ruim e ter perda de dinheiro”.

 

Segundo ele, o atual momento permite fazer investimentos, desde que haja respeito às metas. “Os índices apontam um crescimento no Produto Interno Bruto, queda nos juros e inflação controlada, a expectativa está levando tudo ao crescimento, principalmente de turistas em 2020”.

Segundo dados do Governo do Paraná, no Estado a expectativa de crescimento é alta, mostrando a tendência de recuperação em quase 1%. Em nível nacional, espera-se para 2020 o PIB em torno de 2%.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Convention Bureau apoia a campanha “Apoie o Empreendedor de Turismo”

3/4/2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2020 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação