top of page

Oranjefeest acontece neste sábado

O sábado (27) será dia de festa na Colônia Castrolanda, em Castro. Nesta data será realizada a Oranjefeest, tradicional evento realizado para comemorar o dia do Rei da Holanda. A festa acontece a partir das 10 horas e contará com diversas atrações culturais e apresentações na rua do Moinho.

Este ano, será realizada a 20ª edição do evento. Segundo Katia Loman, integrante da comissão organizadora da Oranjefeest, um dos objetivos é manter viva a cultura e as tradições holandesas na colônia. Ela também comenta que este ano teremos surpresas. “Como é a 20ª edição, estamos preparando uma festa maior, com mais espaço e novidades”, diz.

Durante a Oranjefeest, o laranja, cor que representa a casa real holandesa, toma conta da Colônia Castrolanda. A rua do Moinho, se transforma em uma grande feira ao ar livre, com músicas, comidas típicas, barraquinhas, comércio de usados, brincadeiras, artesanato e apresentações culturais.

Entre as apresentações culturais estão a fanfarra da Escola Evangélica Castrolanda, o Grupo Folclórico Holandês Infantil EECC, Kleuter "PWA" School, Trip Circo, Grupo Kokorozashi Taiko, Coral ABC, Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro da Santa Felicidade, coral de fazendeiros da Castrolanda “Boerenkoor” e Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda. Também haverá a exposição "Infância Dantes" do Grupo Arte Castrolanda e de tratores antigos e do Trekkertrek.

Durante o evento, terá a transmissão de imagens da festa do dia do Rei que estará acontecendo na Holanda em um telão no palco principal. Também será realizado o concurso de calças enfeitadas. “O tema do concurso deste ano é ‘quanto mais louca, mais engraçada’, ou seja, quem usar uma calça nas cores da Holanda e enfeitá-la, irá concorrer ao prêmio”, conta Loman.

Na Holanda, o dia do Rei (Koningsdag) é um feriado nacional, comemorado no dia 27 de abril, data de aniversário do Rei Williem Alexander. Até 2013, a festa era chamada de “Dia da Rainha”, pois celebrava a Rainha Beatriz que abdicou do trono. “A festa é toda caracterizada, todos vestem o laranja neste dia em homenagem à família real e vida longa ao rei”, explica a organizadora.

bottom of page