ExpoFrísia tem palestras sobre melhoramento genético e saúde animal

25/04/2019

Realizada anualmente no município de Carambeí (PR), a ExpoFrísia é uma das principais feiras do segmento leiteiro. O evento, que em 2019 chega à sua 14ª edição, é promovido pela cooperativa Frísia, localizada nesse município, maior bacia leiteira do Brasil. O segundo dia do evento, 26 de abril, será dedicado à difusão de conhecimento sobre pecuária leiteira e suinícola.

 

Abrindo a programação do dia, o zootecnista graduado pela Universidade Federal de Lavras (MG) e gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis, Cleocy Fam de Mendonça Júnior, vai ministrar a palestra com o tema “O futuro da genômica e onde irá a genética”. A avaliação genômica é uma ferramenta importante no campo de melhoramento animal, capaz de profissionalizar ainda mais o mercado, formando rebanhos mais produtivos, com custos menores e tempo reduzido. Isso porque a genômica possibilita que os melhores animais sejam identificados e que sua genética seja incorporada de forma mais dinâmica.

 

Ainda no período da manhã, a segunda palestra do dia discutirá o seguinte tema:  “Como usar a cultura na fazenda no controle da mastite e uso racional de antibióticos”. A mastite é uma inflamação da glândula mamária, uma doença que frequentemente acomete bovinos leiteiros e provoca queda na produção e qualidade do leite, elevando os custos. A palestra será ministrada por Marcos Veiga, médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite (Qualileite).

 

Na última palestra da programação, o médico-veterinário graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor da mesma instituição no campus de Palotina, Geraldo Camilo Alberton, vai apresentar as melhores estratégias para reduzir as condenações na indústria suinícola por pleurisia e pneumonia. Tratam-se de duas doenças que acometem os pulmões dos porcos e que, devido ao aumento dos custos de medicação, redução da taxa de crescimento e aumento da mortalidade, acabam provocando perdas financeiras aos produtores.

 

A feira continua no dia 27 de abril com a Copa dos Apresentadores, julgamento da Raça Holandês e a premiação dos produtores que se destacaram no evento.

 

Serviço
ExpoFrísia 2019
26 de abril (sexta-feira)
9h às 10h – Palestra sobre o futuro da genômica e onde irá a genética
10h30 às 11h30 – Palestra sobre como usar a cultura na fazenda no controle de mastite e uso racional de antibióticos
13h às 15h – Palestra sobre estratégias para reduzir as condenações por pleurisia e pneumonia

 

Onde: Parque de Exposições Frísia, anexo Parque Histórico
Carambeí (PR)
www.expofrisia.com.br
Entrada gratuita

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Congresso Paranaense de Assistentes Sociais recebe cerca de 600 participantes

7/10/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação