top of page

Lumen Café abre as portas

O Lumen Café foi inaugurado nesta terça-feira (23) e promete ser a sensação da cidade na degustação de cafés especiais além de oferecer uma variada opção de gastronomia e extenso horário de funcionamento, das 8h às 22h, garantindo atender todas as demandas do público princesino.

O Lumen Café foi pensado por Rafael Wagner, que teve a ideia de agregar valor a uma área nobre do Planalto Select Hotel, administrado por sua família, e propôs a criação de um café que pudesse ser voltado para a Rua 15 de Novembro, no coração da cidade, resgatando o charme de degustar um café saboroso com a chancela do lendário hotel que tem quase 8 décadas no exercício de bem servir seus hóspedes e que recém inaugurou seu novo DNA, assinando Select na comunicação do hotel. "O Lumen café é mais uma oportunidade de reforçar nosso objetivo de ser um hotel seleto, focado na experiência dos nossos hóspedes e integrado com a nossa cidade" explica Daniel Wagner, Gerente do Planalto Select.

Lumen - Depois de conhecer muitos cafés pelo país o Gerente e Barista do Lumen, Rafael Wagner, confiou o projeto de remodelação do espaço ao escritório MG2 Studio, dos arquitetos da capital Mariana Gimenez e Rafael Gonçalves. Para a dupla o desafio era criar um novo espaço, inserido dentro de uma construção iniciada em 1939.

O Lumen não poderia competir com a arquitetura histórica e muito menos passar despercebido na nobre esquina da cidade. O resultado é um espaço com um frescor cosmopolita. “Buscamos projetar um ambiente confortável para uma reunião de trabalho, um lanche com amigos ou um simples e solitário café. Com um espaço pequeno mas muito aconchegante Ponta Grossa conta agora com uma nova experiência para a melhor hora do seu dia" reforça Mariana. Detalhes como o tijolo aparente da construção de 80 anos, diversas madeiras de demolição, inclusive uma porta com mais de 60 anos, que mantém os vidros bisotados originais, compõe o charmoso espaço.

Sob a luz do Café - Rafael trouxe para o Lumen a experiência do Café como premissa e escolheu propiciar esta viagem no aroma dos grãos usando inicialmente 2 tipos diferentes de café, um com procedência do norte do Estado e outro da Bahia, famoso pelos grãos de café que produz. Além dos grãos selecionados as modalidades de serviço serão variadas visando oportunizar uma verdadeira alquimia do café ao se degustar o produto no Lumen com torra especial. "trouxemos algumas formas inovadoras para a cidade no momento de servir o Café.

O conhecido espresso com uma máquina italiana Nuova Simonelli garantirá sabor aos amantes de um café de paladar intenso, mas além disso o diferencial são os métodos filtrados que estão em alta nas modernas cafeterias do mundo. "Contaremos inicialmente com 3 modalidades de métodos filtrados, que são o Hario V60, Clever e a Aeropress, estes 3 com filtragens feitas junto do cliente. Nosso objetivo é mostrar que o café é a luz de qualquer momento do dia" reforça Rafael, que tem desde o início do projeto buscado intenso aprendizado em especializações para trazer ao público do Lumen um novo conceito na degustação do café.

Métodos de Filtragens

Método Hario V60 - o Hario V60 é um método que libera aromas e notas sutis da torra possibilitando um café mais suave e tendo acentuada as suas notas sensoriais, trazendo um café mais limpo e suave.

Método Clever - é usado um método similar ao coador tradicional, mas apresenta também as qualidades da prensa francesa. Este diferencial do Clever acontece graças ao sistema exclusivo de trava do utensílio, o “shut off”, que veda o fluxo do líquido quando não está sobre uma xícara ou jarra. Dessa forma, a água permanece em contato com o café, proporcionando uma infusão mais prolongada e assim acentuando as características sensoriais do grão.

Método Aeropress -criado em 2005 por um americano criador de brinquedos, se popularizou pela sua versatilidade e facilidade em se fazer um bom café. Semelhante a uma grande seringa, por ter um formato de cilindro e duas peças que se encaixam com um êmbolo. Assim, a extração do Aeropress acontece mesclando três técnicas: inicialmente a infusão, já que o café fica em contato com a água por vários minutos, antes da filtragem; pela pressão do ar quando o pistão é abaixado, lembrando a extração do espresso; e depois, a filtragem pelo filtro de papel, como um coado.

Além dos métodos de extração os frequentadores terão inúmeras variedades de bebidas com café como o mocha, o cappuccino clássico italiano e o macchiato.

A qualquer hora do dia

Aberto desde às 8h da manhã e se estendendo até às 22h, o cardápio do Lumen foi pensado para garantir uma experiência completa aos seus frequentadores. Desde a oportunidade de um café com ovos mexidos e bacon, até refeições e sanduíches especiais inovadores produzidos com pão de fermentação natural fabricado no próprio hotel. Para a tarefa o gerente do Lumen chamou para realizar a consultoria do cardápio o renomado chef de cozinha, Maurício Dobis, formado pelo famoso Le Cordon Bleu. Para Maurício o objetivo foi de apresentar produtos que fossem saborosos, leves, mas que surpreendessem o público pelo paladar, primando pela qualidade da execução do serviço. Os sanduíches Lumen além de serem uma novidade, deverão figurar entre as melhores opções de gastronomia da cidade; mignon com gorgonzola, salmão curado e cream cheese, cogumelos salteados e cebola caramelizada, entre outras opções deverão virar hit entre os frequentadores. Já o cardápio de doces e tortas ganhou a assinatura da chef Tayana Antunes. Além de ter aprimorado o cardápio de doces do Lumen Café, a chef criou exclusivamente a torta Lumen, torta com base de brownie, caramelo salgado e mousse de leite ninho Além das tortas, diariamente serão produzidos bolos e gelados sempre com a assinatura de qualidade da já renomada cozinha do Planalto Select Hotel.

O Lumen Café tem capacidade para 40 pessoas, atendendo de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h.

Fone 3220-7999

Estacionamento Central Park gratuito anexo ao Planalto Select Hotel

bottom of page