top of page

Centro Cultural Castrolanda realiza ação educativa de Páscoa

Conhecer um pouco mais da cultura holandesa e como é celebrada a Páscoa na Holanda. Este é o objetivo da ação educativa do Centro Cultural Castrolanda (CCC) voltada para crianças e que será realizada na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 13h às 18h, no Museu Histórico de Castrolanda, com inscrições gratuitas.

A pedagoga do CCC, Elis Miranda, explica que a atividade busca proporcionar uma tarde de Páscoa tipicamente holandesa. Segundo ela, serão apresentados alguns símbolos da festa e as crianças poderão decorar seus ovos de páscoa. "É um momento de conhecer sobre uma cultura diferente, além disso, é uma oportunidade de tirar as crianças da rotina e proporcionar conhecimento", afirma.

Na Holanda, durante a páscoa as casas são enfeitadas com vaso de galhos frescos, ovos de galinha pintados e laços coloridos. Sendo que a data é comemorada no domingo (Eerste Paasdag) e na segunda (Tweede Paasdag). No domingo, é servido um brunch, misto de café da manhã e almoço, e as crianças saem em busca de ovos escondidos. Já na segunda, é um dia de descanso, onde as famílias realizam passeios, caminhadas ou piqueniques.

Outra diferença para a Páscoa brasileira é que na Holanda, o costume não é presentear com ovos grandes. Geralmente, o povo holandês presenteia com pequenos ovos de chocolate que são vendidos em saquinhos ou sacos de marshmellow no formato de patos ou galinhas.

Serviço

Ação Educativa de Páscoa CCC

Data: Sexta (19) e Sábado (20)

Horário: 13h às 18h

Local: Rua do Moinho, Colônia Castrolanda, Castro.

Valor: Gratuito

*A ação é voltada para as crianças, mas pode ser acompanhada pelos pais.

bottom of page