top of page

Palmeira recebe a exposição internacional “E isso é a Polônia”

Com objetivo de apresentar de forma atualizada a cultura polonesa, e uma Polônia atual, já fazem dois anos que a exposição “E isso é a Polônia”, está viajando e sendo exposta a população de cidades sulistas, que possuem ligação ou tiveram na sua colonização a presença dos imigrantes poloneses. Desta vez, a exposição internacional chega ao município Palmeirense.

A atividade cultural cumpre o calendário de atividades previstas para os comemorativos alusivos ao bicentenário de Palmeira, a Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira – IHGP, fez a abertura oficial da exposição na última terça-feira (02), no room de entrada da Escola Municipal Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes.

Para Waldir Joanassi, Secretário Municipal de Cultura, atividades como estas ampliam horizontes culturais da nação, levando conhecimento e lazer. “As pessoas tem a oportunidade de conhecer um pedaço da cultura e costumes de povos totalmente diferente da sua realidade, talvez informações como essas elas não vejam em nenhum outro lugar. É uma oportunidade única de aprender, distrair, conhecer e ter acesso a algo que está viajando o mundo”, explica o secretário.

Segundo Vera Maier, presidente do IHGP, é importante o povo brasileiro saber como a história da Polônia está hoje, visto que muitas pessoas ainda tem a ideia somente da cultura polonesa enquanto colonizadores. “Palmeira tem fortes laços com a cultura polonesa, é viva e evidente em traços e costumes. Portanto nos orgulha receber essa exposição internacional sobre a cultura polonesa”, enfatiza a presidente.

A exposição percorrerá diversos locais públicos e de circulação da comunidade de Palmeira durante todo mês de abril. De forma itinerante, a mostra de 27 painéis, abre o ciclo cultural de exposições que devem alongar-se até o final do ano, trazendo conhecimento sobre diversos povos e culturas aos palmeirenses.

Até o próximo dia 07, a exposição está no room de entrada da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, aberta a população das 8 às 11, e das 13 às 17 horas. Entrada gratuita.

bottom of page