top of page

Oranjefeest 2019 acontece em abril

Celebrar o dia do Rei da Holanda, mantendo viva a cultura e as tradições holandesas. Esse é o objetivo da Oranjefeest, tradicional festa realizada em Castrolanda, colônia holandesa localizada em Castro. Este ano, o evento chega a sua 20ª edição e acontecerá no dia 27 de abril, mesmo dia em que é comemorado o feriado do Dia do Rei na Holanda.

Durante a Oranjefeest, o laranja, cor que representa a casa real holandesa, toma conta da Colônia Castrolanda. A rua do Moinho, se transforma em uma grande feira ao ar livre, com músicas, comidas típicas, barraquinhas, comércio de usados, brincadeiras, artesanato e apresentações culturais.

Segundo Katia Loman, integrante da comissão organizadora, a edição deste ano da Oranjefeest apresentará surpresas. “Como é a 20ª edição, estamos preparando uma festa maior, com mais espaço e novidades”, diz. Uma das atrações será a transmissão de imagens da festa do dia do Rei que estará acontecendo na Holanda.

A programação também contará com apresentações do Grupo Folclórico Holandês, Grupo Kokorozashi Taiko de Castro, Grupo Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade, coral de fazendeiros da Castrolanda “Boerenkoor”, Coral da ABC, Grupo TripCirco, brincadeiras antigas tipicamente holandesas e exposição de tratores antigos e do Trekkertrek.

Sempre, durante a festa, também é realizado um concurso, em anos anteriores foram premiados quem usou o chapéu mais engraçado e a bicicleta mais enfeitada. Este ano, o concurso será de calça. “O tema é ‘quanto mais louca, mais engraçada’, ou seja, quem usar uma calça nas cores da Holanda e enfeitá-la, irá concorrer ao prêmio”, conta Loman.

Koningsdag

O Dia do Rei (Koningsdag) é um feriado nacional na Holanda, comemorado no dia 27 de abril, data de aniversário do Rei Willem Alexander. Até 2013, a festa era chamada de “Dia da Rainha”, pois celebrava a Rainha Beatriz que abdicou do trono. “A festa é toda caracterizada, todos vestem o laranja neste dia em homenagem à família real e vida longa ao rei”, explica Katia Loman.

bottom of page