top of page

Concurso "Sua Torta Faz História" oferece workshops gratuito de gastronomia

Todos os inscritos no Concurso Cultural Gastronômico Sua Torta Faz História, realizado pelo Parque Histórico de Carambeí e Frederica’s Koffiehuis, participarão de workshops gratuitos sobre a temática da competição. Os minicursos serão realizados pelo professor de Gastronomia da Unicesumar Paulo Ricardo Los, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e pelo historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, que também é pesquisador da história da alimentação.

A primeira etapa do concurso será a realização dos workshops antes dos inscritos entregarem suas receitas, onde conhecerão práticas culinárias para melhor executar a produção de suas tortas para apresentação final. “O intuito do concurso é aproximar a comunidade dos estabelecimentos e da história de Carambeí, revelar novos talentos na confeitaria e com os workshops o Parque Histórico e o Frederica’s pretendem incentivar a profissionalização, mostrar aos candidatos técnicas que poderão ser utilizadas na produção de suas tortas e por fim com a premiação dos três primeiros lugares, que ganharão bolsas de estudo na Unicesumar, incentivar a capacitação profissional”, relata Ana Paula Bomfim, assessora de comunicação do Parque Histórico e integrante da comissão organizadora do concurso.

Como a proposta do concurso é aproximar os moradores de Carambeí, valorizar a história e a cultura construída pelas seis primeiras etnias (holandeses, alemães, indonésios, poloneses, portugueses e italianos) que participaram da formação do município, o pesquisador em história da alimentação ministrará um workshop sobre gastronomia étnica. “O workshop O doce Sabor da História irá proporcionar aos inscritos uma imersão na história da confeitaria mundial, com o objetivo de nortear os participantes com informações dos elementos de representatividade das identidades étnicas”.

O professor Paulo explica que higiene e segurança na manipulação de alimentos é essencial na produção de alimentícios. “No workshop Higiene e Segurança mostrarei algumas regras que devem ser seguidas, falarei sobre a legislação e o que é cobrado na produção alimentícia. Deste modo, além de manter a segurança dos alimentos elaborados, melhora significativamente a qualidade dos produtos”.

Para que os inscritos no concurso, mesmo sem experiência ou formação na área, possam realizar uma competição de alto nível será oferecido um workshop que abordará temas como criatividade, inovação, elaboração e decoração de pratos.

“No segundo workshop ministrado aos candidatos trabalharei sobre a criatividade, inovação, elaboração e decoração de pratos. Mostrarei algumas ferramentas que podem ser utilizadas para que os inscritos sejam mais criativos e consigam elaborar um prato inovador, além de algumas regrinhas de montagem de pratos para ajudar na estética das tortas, estudos de dimensão e composição e ingredientes inovadores. Assim os amadores poderão preparar-se para competir com pessoas com experiência na área”, explica o mestre em ciência e tecnologia de alimentos.

Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 3231-4401.

bottom of page