top of page

Frederica’s Koffiehuis e Parque Histórico realizarão concurso gastronômico

O Parque Histórico de Carambeí e o Frederica’s Koffiehuis fazem planos para 2019. Durante Expo Inovando, realizada na Vila Coruja Festas, os estabelecimentos divulgaram um projeto que será lançado no próximo ano destinado exclusivamente a moradores de Carambeí. As empresas realizarão em conjunto um concurso gastronômico.

A parceria com o Parque é essencial para o projeto atingir os seus objetivos, reforça Christian Dykstra, diretor administrativo do Frederica's Koffiehuis. “O Parque Histórico de Carambeí busca proporcionar aos visitantes uma viagem à Europa sem sair de Carambeí, o que está alinhado ao que o Frederica’s Koffiehuis busca diariamente, através das tortas e espaço característico holandês”.

A promoção surgiu durante o Programa Ando, Pra quê?, de iniciativa do Sebrae/PR em parceria com empresários do setor de turismo dos Campos Gerais e da Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG). Durante três meses as empresas participantes foram instigadas a incorporarem processos criativos em seus negócios. Assim o Parque Histórico e o Frederica’s se uniram com o propósito de aproximar a comunidade local da história e cultura de Carambeí por meio da gastronomia.

“Fico muito feliz com a inovação idealizada entre as duas empresas do mesmo destino, mostrando a parceria entre elas em um projeto inovador, que ao mesmo tempo foi pensado nos desafios comuns e acaba também resultando no fortalecimento gastronômico do destino de Carambeí que já é referência nas tortas”, anima-se Nádia Joboji consultora do Sebrae/PR.

A secretária municipal de desenvolvimento, Aline Valer, vê a parceria de modo positivo. “O Parque Histórico de Carambeí e o Frederica’s Koffiehuis são um dos principais produtos turístico dos Campos Gerais e responsáveis pelo expressivo números de turistas que recebemos durante o ano. Esta união com o intuito de aproximar a comunidade é excelente, pois além de aproximar os moradores de Carambeí da história e cultura na qual inseridos poderá revelar novos confeiteiros. Deste modo, a pratica da confeitaria trazida pelo imigrantes se renovará”.

As duas empresas possuem uma marca forte, têm fortes influencias holandesas, são destaque nos Campos Gerais, estão na rota do turismo gastronômico e atraem inúmeros visitantes ao município em busca de uma experiência cultural diferenciada.

O presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, mostrou-se entusiasmado. “Achei ótima a proposta de um concurso voltado para a comunidade e realizado em conjunto. O Parque Histórico é um museu e tem a produção de tortas como um dos seus produtos, já o Frederica’s Koffiehuis é conhecido pela produção de saborosas tortas. Os empreendimentos possuem foco na gastronomia e mesmo assim devem ser parceiros, a união fortalece, o apoio da Prefeitura Municipal neste e em tanto outros projetos é primordial.”

Para Dykstra, o projeto vai aproximar os moradores da história local, motivando-os a conhecer mais sobre a colonização e influência do município. “Carambeí foi formada por holandeses, colonização presente em nosso dia a dia e que conquista cada vez mais turistas, visitando nossa cidade para provar as tortas e ver como era o cotidiano dos nossos antepassados. Com esse projeto, queremos que o morador, sem a vivência diária com a cultura holandesa, possa conhecê-la e ajudar a preservá-la”.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, pesquisador da história da alimentação, Felipe Pedroso diz que algumas atividades realizadas ao longo do projeto terão a finalidade de despertar nos participantes o sentimento de pertencimento na história e cultura da cidade. “O concurso tem como principal finalidade integrar a comunidade local a identidade gastronômica de Carambeí. Ações como workshops sobre tradições culinárias que serão desenvolvidos em uma das etapas apresentará a rica cultura gastronômica do município para os participantes”.

O regulamento do concurso não foi finalizado, mas por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento a Receptur, empresa de turismo receptivo, já sinalizou a sua participação como patrocinadora e premiará o primeiro lugar com uma viagem com acompanhante. “Nós ficamos felizes em poder colaborar em um evento que incentiva a comunidade a participação do turismo gastronômico da região. Premiar o ganhador com uma viagem será um prazer, é o início de parceria entre a Receptur e o município”, relata Cristiane Digner da Receptur.

A consultora afirma que o projeto é excelente, parabeniza as empresas e coloca -se à disposição para auxiliar no que for necessário. “Achei fantástica a ideia do concurso, voltado aos carambeienses, pois além de envolve-los, tem um cunho cultural resgatando e fomentando a inovação de outras receitas de tortas. Sucesso e parabéns. Contem conosco!”

Mais informações sobre o concurso, o regulamento e as inscrições serão divulgados pelo Frederica’s Koffiehuis e o Parque Histórico de Carambeí, nas redes sociais e site das empresas no início do próximo ano.

bottom of page