top of page

Parque Histórico de Carambeí realiza Exposição Memórias de Viagens

A Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí, recebe a exposição Memórias de Viagens. A mostra é fruto de pesquisas do Núcleo de História e Patrimônio, e abre ao público a partir do dia 8 de novembro no horário de funcionamento do Parque, de terça a domingo, das 11h às 18h.

A exposição conta com mais de 100 itens que pertenceram a Helena de Geus, são memórias de suas viagens que foram doadas ao Parque Histórico. Na mostra também estão expostas peças que pertenceram a outras famílias da comunidade e que registram lembranças de seus respectivos passeios.

O historiador e curador da mostra, Leonardo Pugina, relata que as peças que a compõe fazem parte da memória dos viajantes. “A exposição Memórias de Viagens apresenta objetos recolhidos durante viagens a diversos países. Constam cartões postais, bilhetes, tickets, álbuns de fotografias, selos, embalagens e até mesmo guardanapos. Estes objetos figuram as lembranças acumuladas que remontam a trajetória de um turista”.

O historiador busca mostrar o comportamento do turista, o significado que ele dá ao ato de viajar e conhecer novas culturas e paisagens. “Viajar significa olhar o mundo e a sua realidade de uma outra perspectiva. Expande os horizontes, proporciona o contato com experiências até então desconhecidas a quem viaja”.

Até mesmo a aquisição de um souvenir, durante o passeio, tem muito mais significado que apenas uma lembrança. “Pode servir como uma prova de sua passagem por tal lugar e é um avivador de memória, algo que sintetize toda a experiência proporcionada, ou até mesmo para presentear alguém com a famosa expressão lembrei-me de você”, conta Pugina.

Para quem tem alma viajante, visitar esta exposição é uma excelente oportunidade para desvendar os segredos de muitas viagens.

bottom of page