Fundação de Cultura lança agenda para o mês de abril

05/04/2018

A agenda de abril está repleta de opções culturais em Ponta Grossa. Para abrir o mês, a cidade recebe o teatro paranaense em mais uma edição do Festival Teatro e Circo em Festa. Ao todo serão dez apresentações que iniciam nesta quarta-feira, dia 4, e seguem até o dia 13. As peças serão encenadas no Cine-Teatro Ópera, Parque Ambiental e Calçadão. Também compõe a programação do festival diversas oficinas gratuitas para formação de atores.

 

 

Durante o mês de abril também terá o retorno das atividades do Sexta às Seis. A abertura será na sexta-feira, 13, no Parque Ambiental, com a banda ponta-grossense Valvox e a histórica banda Patrulha do Espaço, que passa por Ponta Grossa em sua turnê de despedida. Até o dia 16 de abril estão abertas as inscrições das bandas que desejam participar da edição de 2018 do Sexta às Seis pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.

 

Já nos dias 16, 17 e 18 acontecerá a 19ª Conferência Municipal de Cultura, no Centro de Música. A Conferência desse ano deverá reunir produtores, artistas e poder público para debater a atuação dos conselhos, cases de eventos, leis de incentivo, avaliação das diretrizes culturais e economia criativa. Dos dias 11 a 20 de abril na Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei ocorrerá o ‘Linguagens Convergentes’ com leituras estéticas de Luiz Fernando Cheres e Luizana Pellizani-Vittel, com entrada gratuita. Nas artes visuais, a Estação Arte recebe, a partir do dia 12, a exposição ‘Tocando a Linha do Horizonte’. A abertura oficial será às 19h30 com entrada gratuita. Mais de 30 artistas participam da exposição, que é uma parceria da Fundação de Cultura com o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Pró-Reitoria de Extensão e Assunto Culturais da UEPG.

 

No sábado, 21, no feriado de Tiradentes, o projeto Fissura inicia as atividades do ano apresentando o filme ‘Aquarius’ (2016, direção de Kleber Mendonça Filho), com classificação etária de 18 anos. O projeto é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura com o curso de Filosofia da Faculdade Sant’Ana, e tem o apoio do SESC Ponta Grossa, por meio do programa Cine SESC. As sessões de filmes, seguidas de debate, acontecem sempre aos sábados, às 16h, no Cine-Teatro Ópera. A entrada é gratuita e o participante pode receber certificado de 3 horas.

Também no dia 21, às 20h, o palco A do Cine-Teatro Ópera recebe o espetáculo ‘Mi Nombre es Tango’, uma homenagem a Ney Traple com direção musical de Martin Mirol, direção geral e coreografia de Manuel Ortiz. Os ingressos para a apresentação podem ser adquiridos antecipadamente na loja Cartuchos XV (em frente ao teatro).

 

No domingo, 22, às 20h, mais de 200 músicos, entre solistas convidados, Coro Cidade de Ponta Grossa, Coro em Cores, Coral das Meninas Cantoras de Ponta Grossa e Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, reapresentação o espetáculo a céu aberto Carmina Burana na Concha Acústica. Encerrando a agenda do mês, no dia 29, domingo, o Coro Cidade de Ponta Grossa e a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa apresentam o concerto ‘Glória’, do compositor John Rutter. A apresentação será em dois locais: às 10h na Igreja Luterana Bom Pastor e às 19h30 na Igreja Nossa Senhora do Rosário, ambas com entrada gratuita.

 

Mês de música, poesia e artes visuais

O mês de março abriu uma nova fase para a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei. Com nova gestão, a biblioteca realizou o Poesia de Ponta 2018. O evento reuniu apresentações musicais, declamações de poesias, rodas de conversa, exposições, oficinas de haicais e diversas atividades gratuitas. Para celebrar o Dia Internacional do Contador de Histórias, no dia 20 de março, a biblioteca também ofereceu várias ações para jovens, adultos e crianças.

 

A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) e o Coro Cidade de Ponta Grossa (CCPG) abriram a temporada 2018 com diversos concertos durante o mês. Além das apresentações em Ponta Grossa, o Coro Cidade passou por Castro e Irati - ao todo foram cinco apresentações no mês, com repertório sacro, que chegaram a mais de 750 pessoas. Já a OSPG recebeu, no primeiro concerto do ano, o solista Pedro Álvares Szulak, vencedor da etapa regional do III Concurso Waslau Borkowski para Solista Instrumental em 2016, com casa cheia no Cine-Teatro Ópera.

 

Também durante o mês de março, quem passou pela Estação Arte e pelo hall do Centro de Música conferiu as exposições de telas de artistas ponta-grossenses e paranaenses. As duas exposições fazem parte da programação especial do Ano da Cultura Paranaense promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Congresso Paranaense de Assistentes Sociais recebe cerca de 600 participantes

7/10/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação