Intolerâncias e alergias, menor aprendiz, venha de bike e a horta são temas de projetos de empresas da Rede Gastronômica dos Campos Gerais

04/05/2017

 Empresários da Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG) que participaram da Escola de Desenvolvimento de Líderes apresentaram na última terça-feira, dia 25 de abril, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), os projetos desenvolvidos nos encontros do grupo. A apresentação dos projetos marca o encerramento do programa do Sebrae/PR que tem o objetivo trabalhar a reflexão sobre o papel do líder e o desenvolvimento do seu poder de influência transformadora em seu local de atuação.

 

Ao todo, foram construídos quatro projetos que podem beneficiar e transformar a comunidade dos Campos Gerais e ajudar no desenvolvimento socioeconômico, como o “Menor Aprendiz”, criado com o objetivo de mostrar para os menores que frequentam a União Imbituvense do Bem Estar do Menor (Unibem), em Imbituva, na região dos Campos Gerais, a preparação de alguns pratos, os cuidados que são necessários na produção de alimentos e com a higiene, a organização dentro de uma cozinha e dicas de comunicação. Conforme o empresário e vice-presidente da RGCG, Cristopher Eudes, o projeto piloto atingiu 60 crianças da Unibem, que estiveram envolvidos com o preparo ou degustação dos pratos, como pizzas e hambúrgueres.

 

Outro projeto é o Cozinha Saudável – Responsabilidade com a sua Saúde, voltado a pessoas com algum tipo de restrição alimentar, como a intolerância ao glúten e ao leite, que surgiu com o intuito de orientar e ensinar pessoas a detectarem sintomas de intolerâncias e alergias alimentares causadas pelo glúten, leite, ou pela lactose. O programa também instrui a substituição alimentar até que as pessoas com intolerâncias alimentares busquem o auxílio de um médico para iniciar uma dieta oferecida por um profissional da área alimentar.

 

Outro projeto desenvolvido na Escola é o “Venha de Bike”, criado para proporcionar aos ciclistas que frequentam estabelecimentos da Rede um local seguro para estacionar bicicletas. Até o início de maio, o bicicletário permanecerá em frente a alguns estabelecimentos associados à RGCG, conforme uma agenda pré-determinada e autorizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), em caráter experimental. A ideia é que o projeto seja avaliado pelos ciclistas e passe por adequações, conforme a necessidade dos usuários, conforme explica a empresária Cintia Capri. 

 

Também foi apresentado o projeto “AHorta”, que será desenvolvido, a princípio, em Fernandes Pinheiro, e terá como alvo alunos de um colégio local. A ideia, conforme Marina Tobera Gryczynski, é ensiná-los a preparar uma horta, os cuidados necessários com o preparo do solo, as épocas ideias de plantio para cada hortaliça, entre outros tópicos. “É um projeto inicial, mas que pretendemos expandir também para os adultos e criar uma horta colaborativa, na qual as pessoas podem colher à vontade”, comenta.

 

A consultora do Sebrae/PR e gestora do projeto da região, Nádia Joboji, destaca a garra e determinação da equipe para exercitar a liderança. “Foram desenvolvidos projetos para a região e que certamente podem transformar as comunidades e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico”, frisa. Segundo ela, os projetos pilotos já saíram do papel e podem ganhar novos parceiros. “Todos os projetos apresentados ganharam grandes proporções nos locais onde foram aplicados e também podem ser replicados em outros municípios”, conta.

 

*Texto (com alterações) da Assessoria de Imprensa do Sebrae e Parque Histórico de Carambéi

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Congresso Paranaense de Assistentes Sociais recebe cerca de 600 participantes

7/10/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação