Agente Local de Inovação dos Campos Gerais representa o Paraná na Campus Party

30/01/2018

Resultados obtidos em empresas instaladas na região dos Campos Gerais foram fundamentais no processo de seleção da Agente Local de Inovação 

 

 

Em todo o Brasil, o Sebrae Nacional selecionou 12 Agentes Locais de Inovação (ALI) para participar da Campus Party, considerado o maior evento de tecnologia digital do mundo, que acontece de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. No Paraná, de um total de 40 agentes avaliados, a selecionada foi a agente do setor de Turismo Olívia Franzoia Moss, da regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa.

 

Ela e os demais Agentes Locais de Inovação de outros 11 Estados vão interagir com os “campuseiros” nos espaços do Sebrae, como o Sebrae Like a Boss e o Startup & Makers Camp, durante o evento, aplicando o Quadro de Modelo de Negócios, que tem como objetivo transformar ideias em negócios.

 

Na região dos Campos Gerais e Centro do Estado, a agente acompanha há mais de um ano um conjunto de 40 empresas do setor de turismo. Sua missão é promover a prática continuada de ações de inovação por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. “Participar da Campus Party, representando o Paraná, significa o reconhecimento do meu trabalho, com base nos resultados evidenciados e gerados nas empresas que acompanho dentro do Programa Agentes Locais de Inovação”, comenta a agente Olívia Franzoia Moss.

 

Os critérios utilizados para o processo seletivo dos Agentes Locais de Inovação para a Campus Party foram baseados em resultados e evidências gerados através de ações inovadoras que os agentes apresentaram e acompanharam dentro das empresas. Das empresas atendidas pela agente Olívia, duas tiveram maior destaque e seus resultados foram avaliados para a seleção. Uma delas é a Pátio Bella Vista Hamburgueria e a outra a Phono Pub, ambas em Ponta Grossa.

 

“O destaque é a distinção do trabalho que se dá através da entrega criativa e inovadora, com foco na excelência. O resultado também vem da dedicação e interesse por parte dos empresários que confiam no trabalho e colocam em prática as ideias e ações sugeridas e discutidas”, comenta a agente. Olívia detalha que o resultado final é constatado com o aumento do faturamento, venda e desenvolvimento de novos produtos, novas parcerias e melhor relacionamento com o cliente.

 

Para a coordenadora da regional Centro do Sebrae/PR do Programa Agente Local de Inovação, Nádia Joboji, a seleção é um reconhecimento pelo interesse e comprometimento de empresas em buscar a prática continuada de inovar produtos e serviços. “Tudo isso reforça o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido na região e também a importância dos empreendedores em aplicar as ações sugeridas pelos agentes”, diz.

 

Na região dos Campos Gerais e Centro do Estado, o Sebrae/PR atende por meio do Programa Agente Local de Inovação 40 empresas do setor de turismo. Também fazem parte do programa empresas do setores do agronegócio, vestuário e saúde, totalizando 160 estabelecimentos. O programa é um acordo de cooperação técnica entre o CNPQ e o Sebrae.

 

Mudanças

Desde o segundo semestre de 2017 no Programa ALI, a empresa Pátio Bella Vista Hamburgueria já conseguiu implementar diversas mudanças. Conforme a sócia-proprietária Damaris Godoy Leite, uma das novidades foi a reengenharia de cardápio, que trouxe resultado financeiro importante para o estabelecimento.

 

“A reengenharia de cardápio é uma ferramenta complexa, mas que teve reflexo nos resultados em aproximadamente 20%. Mudamos a forma de formatar o cardápio, a apresentação dos pratos, passamos a utilizar papel reciclável, entre outras mudanças”, elenca.

 

Como parte das comemorações de dois anos da unidade, em outubro de 2017, a empresa promoveu a Batalha dos Hambúrgueres. Dois produtos novos foram inseridos no cardápio e a escolha do melhor ficou a critério dos clientes. Como forma de incentivar o consumo das novidades, a porção de batata frita era cortesia da casa.

 

“A ação durou um mês e estreitamos o relacionamento com nossos clientes. Além disso, tivemos um feedback importante dos novos produtos”, cita. Para a empresária, as ideias oferecidas pela agente Olívia foram fundamentais em todo o processo e foram alinhadas com toda a equipe. “É importante o comprometimento do empresário em todo o processo. O interesse é nosso em aumentar o faturamento, fidelizar a clientela e melhorar os processos”, assinala.

 

Na Phono Pub também foi traçado um plano de ações que, conforme a sócia-proprietária Cintia Velasco Capri, ajudou no posicionamento da marca e da imagem da empresa. Uma delas foi o patrocínio do Festival de Música, que aconteceu em Ponta Grossa. “A Phono Pub tem um público semanal de aproximadamente 700 pessoas, mas em duas semanas conseguimos atingir um público de 12 mil pessoas em vários locais da cidade”, explica.

 

Além disso, a empresa também implementou o cartão Regular Phono, que permite ao cliente que frequenta regularmente o estabelecimento a ter o cartão fidelidade, com uma série de vantagens, com descontos e promoções exclusivos. “Hoje, temos 150 clientes regulares. Com o cartão identificamos esse público e conseguimos trabalhar com pesquisa de satisfação direcionada, entre outras ações”, acrescenta a empresária.

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