Programação cultural de 2018 em Ponta Grossa será focada na cultura paranaense

A iniciativa inédita foi apresentada esta semana

Na última terça-feira, 28, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realizou o evento de lançamento oficial do Ano da Cultura Paranaense e da programação cultural da cidade para o ano de 2018. Realizado na Estação Arte, a atração da noite ficou por conta do Mestre Aorélio Domingues e do Grupo Mandicuera, de Paranaguá, com show e lançamento do CD ‘Amanhece – Fandango Pancada’, representando a cultura caiçara.

O projeto do Ano da Cultura Paranaense é uma iniciativa que terá o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e tem como objetivo incentivar a pesquisa acerca da cultura paranaense e sua divulgação para a comunidade. A programação cultural de 2018 irá priorizar a vinda destes artistas regionais para apresentar suas produções na cidade. “Queremos que a cidade se torne um polo aglutinador das variadas e ricas expressões culturais paranaenses”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

O Diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Wilton Paz, estava no lançamento e acredita que a iniciativa é inovadora para a cidade. “No momento em que a cultura é alvo de preconceitos e de todos os tipos de cortes, a gente precisa valorizar isso. A cultura é um dos itens essenciais para a formação humana”, afirmou. Rafael Schoenherr, integrante do Conselho Municipal de Política Cultural, disse que estamos num momento de redescoberta e de novas pesquisas das manifestações culturais do estado. “Precisamos reapresentar para a população do Paraná toda a diversidade das suas regiões, das macrorregiões, dentro da música e da literatura e também conhecer outros segmentos ali dentro. E para isso precisamos de políticas de cultura e circulação”, comentou Rafael.

Paulo Eduardo Ribeiro, do Núcleo Regional de Educação, disse que a iniciativa é muito importante para resgatar e preservar a memória do Paraná e sua identidade. “Há uma fragilidade no sentido de o próprio paranaense conhecer sua identidade e isso oportuniza a gente valorizar a nossa cultura e, por exemplo, conhece-la através do fandango”, comentou Paulo, se referindo à apresentação de lançamento do projeto. Ana Cláudia Bastiani, do SESC, também esteve presente no lançamento e acredita que o projeto, além de inovador, é muito desafiador para a cultura. “No momento, em que todo mundo está preocupado com outras coisas, o público que frequenta e explora o contexto cultural acaba esquecendo-se das raízes, procurando outras culturas e esquecendo das origens”, finaliza Ana.

O ano iniciará com o Festival Teatro e Circo em Festa, de 14 a 22 de março. Dos dias 23 de março a 01 de abril, acontece a Cidade da Páscoa. Em abril será realizada a 19º Conferência Municipal de Cultura, dos dias 16 a 18, seguido do IV Festival Nacional de Contadores de Histórias, que ocorrerá nos dias 24 a 28 de abril. Já em maio acontecerá o I Encontro da Música Caipira, nos dias 05 e 06. Dos dias 17 a 24 de maio ocorre a 32ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. Em junho, de 12 a 16, temos o VII Festival Literário de Ponta Grossa e o Arraiá da Estação, de 22 a 24. O 31º FUC (Festival Universitário da Canção, realizado pela UEPG) acontece dos dias 12 a 14 de julho, seguido do 10º Festival de Música de Ponta Grossa, de 20 a 29 de julho.

A principal novidade será a Festa da Cultura Paranaense, com destaque para a música, a gastronomia e as manifestações populares, que acontecerá dos dias 17 a 19 de agosto. Em setembro, teremos a comemoração dos 195 anos de Ponta Grossa, dos dias 13 a 16. A Festa das Crianças 2018 acontece no dia 12 de outubro. De 5 a 14 novembro, temos o 46º Fenata (Festival Nacional de Teatro, também da UEPG) e para fechar a programação anual, o Natal Iluminado 2018 acontecerá dos dias 13 a 22 de dezembro.

Arquivo
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Desenvolvimento do site: Equipe PGCG CVB

Conteúdo: Yukê Comunicação