top of page

ConectaPR aproxima ecossistema e deixa legado para 600 jovens empreendedores

Empreendedores de todo o Paraná estiveram no Sebrae/PR, em Curitiba, entre os dias 17 e 18 de novembro, para o maior festival de empreendedorismo de startups do Estado

“Um empreendedor que está começando deixa de cometer muitos erros só de ouvir histórias de quem já está aí no mercado”. Desta forma, Alessio Alionço, CEO do Pipefy, resume o legado do ConectaPR para os cerca de 600 empreendedores de startups, que vieram de todo o Paraná para participar do evento. Foram 12 horas intensas de painéis, mentorias, workshops e networking, em sete espaços especialmente montados na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, entre os dias 17 e 18 de novembro.

No encerramento do evento, Alionço contou sua trajetória empreendedora, na palestra magna “Como nascer global?”. “O empreendedor, muitas vezes, tem uma visão glamorosa, mas tirar uma ideia do papel é bem mais difícil do que parece. E o Sebrae tem esse papel de trazer isso para a vida real, para o dia a dia da execução. Esses eventos são a oportunidade de compartilhar conhecimento de quem está aí fazendo”, afirma.

O ConectaPR fomentou a conexão de ideias, empreendedores, investidores e negócios, com o objetivo de compartilhar potencial inovador e ganhar mercado. As vagas de inscrição foram preenchidas antes do início do evento. Entre as atrações do evento estavam Edson Mackeenzy, eleito melhor mentor do Brasil no #StartupAwards da ABS Startups; o presidente da Campus Party, Francesco Farrugia; Dana Walcott, ex-executivo de inovação da Kodak e Paula Enei, do Startup Chile. A programação incluiu outras atrações especiais, como uma apresentação do grupo curitibano Tesão Piá.

Com palestra “Feel in the future”, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, marcou presença no Conecta com uma reflexão para os jovens. “Não pensem que a tecnologia é tudo na sua vida, ela é uma ferramenta. Precisamos pensar também na cultura, aprendizado, prática e ter uma vida social além da tecnologia”, ponderou. Francesco avaliou também como positiva a realização do evento. “O Conecta é importante para efetivar um ecossistema e fazer emergir os jovens talentos. Por isso, a importância de conectar os jovens com pessoas, com mentores e outros empreendedores já estabelecidos que tivemos aqui para iluminar seus caminhos”, comentou.

Além de Francesco e Alionço, o evento gerou uma grande oportunidade para networking com empreendedores como Vitor Torres (Contabilizei), Nilson Filatieri (EADBox), Thiago Dalvi (Olist), André Boaventura (Ebanx), Alexandre Grenteski (Renault Experience), entre outros. Edson Mackeenzy, eleito melhor mentor do Brasil no #StartupAwards da ABS Startups, deixou sua experiência e os participantes ainda puderam ter mentorias com Dana Walcott, ex-executivo de inovação da Kodak e Paula Enei, do Startup Chile.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o evento conectou empreendedores, tecnologias e setores promissores do Estado. “O Sebrae tem por missão fomentar o empreendedorismo e apoiar as micro e pequenas empresas. Por isso, aproximar esse ambiente de inovação, ideias, pessoas e promover novos negócios nesta grande feira de empreendedorismo que foi o Conecta, certamente, refletirá em empresas inovadoras e mais competitivas no mercado”, projetou Tioqueta.

Com uma ideia de startup na cabeça, Artur Amarante veio de União da Vitória, centro-sul do Estado, para o ConectaPR. “Pretendo trabalhar com a disseminação da cultura empreendedora, com baixo custo para o cliente e de forma que alcance o maior número possível de pessoas. O evento foi ótimo! Conversei com umas 20 pessoas, acabei esbarrando em ideias parecidas, que me ajudaram a pescar coisas novas, e também pude contribuir com outros projetos. Impossível não sair daqui com insights”, comemora.

Os sócios Matheus Betinelli e Fernanda Carvalho, de Maringá, no Noroeste, têm uma startup de carregamento e segurança para drones. Para eles, o evento foi a oportunidade de ter mentorias com nomes como Dana Walcott e trocar experiências com outros empreendedores paranaenses. “Conseguimos fazer muito networking, que é o xis da questão. Não viemos atrás de investidores, que isso tem de sobra. Queremos estar prontos para apresentar a nossa ideia e dizer ‘a gente faz isso, e é muito bom nisso que faz!’”, defende Matheus.

“Foi incrível falar com o Nima [Kaz], da [aceleradora] Founder Institute. Outra coisa ótima foi o aplicativo desenvolvido para os participantes do evento, que avisava ‘daqui 15 minutos, você tem tal palestra’. Nem em eventos grandes, a gente viu algo tão legal assim. O difícil foi escolher do que participar, era muita coisa interessante acontecendo simultaneamente”, completa Fernanda.

O coordenador estadual do projeto de Startup PR, do Sebrae/PR, Rafael Tortato, acredita que a proposta de reunir e mobilizar o ecossistema para fazer do Paraná um dos melhores lugares para empreender alcançou êxito. “O Conecta deixa um legado de compartilhamento e aproximação entre os atores dos ecossistemas. Isso fortalece ações em todos os níveis e vai ajudar a gerar melhores resultados no que se refere às startups e inovação”, concluiu Tortato.

bottom of page