Semana da Consciência Negra em Tibagi

03/11/2017

 

A Prefeitura, através do Departamento de Cultura, realiza Semana da Consciência Negra, de 15 a 19 de novembro, com diversas atrações culturais que remetem à história do povo afro descendente em Tibagi. Desta vez também acontecerá a escolha da Miss e do Mister Beleza Negra, no dia 16 de novembro e o resultado de um concurso de fotografia realizado nas escolas e colégios do município, no dia 17. Toda a programação acontecerá no Teatro Municipal Tia Inália, a partir das 19h, com exceção no domingo (19), quando as atividades começam às 10h, com culto ecumênico, em frente ao museu. 


Segundo o gerente do Departamento de Cultura, Sidnei Bielski, o objetivo de toda a programação é resgatar um pouco da história do povo tibagiano, que até hoje tem muita influência dos negros na cultura e nos costumes. “Será uma grande homenagem a esse povo que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento. A comunidade negra de Tibagi merece”, destacou o gerente. 

 

Programação
A abertura será na quarta-feira (15), a partir das 19h, no Teatro Tia Inália, com apresentação “Afro Jazz”, com alunas da professora Ana Karina, da Escola Municipal de Dança de Tibagi.

 

Em seguida, o público poderá acompanhar uma palestra com a professora Elaine Lopes, com o tema “O que a história não apagará”. No dia 16, também no teatro, alunos dos colégios Irênio Moreira do Nascimento e Leopoldina Pedroso se apresentam, a partir das 19h, antes do início do concurso de Miss e Mister Beleza Negra. Após o resultado, o Grupo Vocal Cênico, do Professor André Neves, faz uma apresentação.

 

Na sexta-feira (17), é a vez da peça teatral “Preto”, da Casa das Artes do Tibagi, se apresentar no palco do Teatro Tia Inália, a partir das 19h. A censura para o espetáculo é de 14 anos. Em seguida, o Colégio Integração também se apresenta e para finalizar a noite, acontecerá revelação do resultado do Concurso de Fotografia. No sábado (18), as bailarinas da Escola Municipal de Dança de Tibagi abrem a noite, no palco do teatro municipal, com a coreografia “Afro Jazz”, da professora Ana Karina. Após, acontecerão homenagens a representantes de famílias negras do município.

 

O encerramento da noite ficará por conta de um solo do bailarino JH Agostinho, com a dança contemporânea “Negro”. No domingo (19), a programação será ao ar livre, com culto ecumênico, feijoada, roda de capoeira e roda de samba, tudo em frente ao Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, já a partir das 10h.

 

Concursos 
Dentro das atividades da semana, o Departamento de Cultura planejou dois concursos, um de beleza e outro de fotografia. 
O Concurso de Miss e Mister Beleza Negra acontecerá no dia 16, no teatro municipal. Interessados ainda podem se inscrever na Casa da Cultura, até dia 05 de novembro. A idade mínima é 15 anos. 
Já, o concurso de fotografia, foi direcionado a alunos, a partir de 11 anos, das escolas e colégios do município, mas ainda está com inscrições abertas até esta quarta-feira (01). A premiação acontecerá no dia 17. O tema é “Comunidade Negra em seu cotidiano”. As fotos deverão ser entregues em papel fotográfico, num envelope com a inscrição e autorização para o uso da imagem, até dia 8 de novembro na Casa da Cultura.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Convention Bureau comemora a reabertura do Parque de Vila Velha

4/9/2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Desenvolvimento do site: Equipe PGCG CVB

Conteúdo: Yukê Comunicação