AdeTur Campos Gerais prepara projeto de cicloturismo regional

03/11/2017

 

Com o objetivo de dispor de um novo produto turístico regional, a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) em conjunto com as prefeituras da região está preparando um novo projeto de implantação dos Circuitos de Cicloturismo dos Campos Gerais que já conta com mais de 500 km de percurso identificado.

 

A ideia surgiu a partir da constatação de iniciativas pontuais acontecendo na região, o segmento estar em alta, além da vocação da região e a procura pelos turistas. “Alguns municípios já vêm recebendo eventos de cicloturismo e, nós quando participamos de feiras divulgando a região, sempre somos questionados sobre a existência de um produto voltado especificamente para o cicloturista, então decidimos estruturar e organizar esta oferta”, afirma Karen Kobilarz, gerente da AdeTur.

 

O projeto prevê a estruturação de uma rota permanente de cicloturismo, envolvendo vários municípios da região. A proposta é que o turista escolha quando, onde e com quem fará o percurso contando com serviços de apoio e local estratégicos para parada: “caberá ao turista  escolher pedalar um dia, dois ou mais, podendo ser em grupo e até mesmo sozinho e em qualquer dia da semana”, pontua Karen, ressaltando que o projeto também envolverá a agroindústria e o turismo rural.

 

Segundo Carlos Ornellas, diretor da AdeTur e coordenador do projeto, a proposta é utilizar os percursos que já vêm sendo usados pelos ciclistas, aproveitando a demanda espontânea. "A partir deste projeto, passaremos a ofertar atrativos, equipamentos e serviços turísticos do entorno, por meio de um material promocional atraente e de fácil acesso ao turista”.

 

Estão previstas quatro fases para consolidação desta modalidade na região. A primeira fase - já em andamento - é o levantamento e mapeamento das rotas e de pontos de interesse dos turistas no entorno. A segunda consistirá na adesão formal dos municípios e na mobilização dos empreendimentos elencados, para então, na terceira fase, juntamente com parceiros, aconteça as capacitações e qualificações para atendimento ao turista. Conforme Ornellas: “esperamos incluir as propriedades rurais e produtos da agroindústria, sendo um complemento na renda àqueles que desejarem atender aos turistas. Para isso, iremos prepará-los com o apoio de instituições parceiras”.

 

A partir da fase de capacitação e qualificação, o projeto prevê a elaboração de materiais de divulgação como sites, apps, sinalização e folders. Haverá ainda, um calendário regional com todos os eventos que acontecerão na região relacionados ao tema, cuidando para que não haja confronto de datas.

 

Para Karen “o projeto é só o início de um novo momento para o turismo regional. Começamos com o cicloturismo e daremos sequência com cavalgadas, off-road, 4 x 4 e demais modalidades”.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Congresso Paranaense de Assistentes Sociais recebe cerca de 600 participantes

7/10/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação