top of page

Centro de Música recebe doação do acervo completo de Waslau Borkowski

Importante músico de Ponta Grossa participou da Orquestra Sinfônica e deixou legado para os músicos das novas gerações

Entre partituras, métodos de ensino e composições, o violinista Waslau Ludovico Borkowski foi um dos que escreveram a história musical de Ponta Grossa. Na casa do músico, ao longo de muitos anos, as notas musicais da orquestra da cidade - que Waslau ajudou a consolidar - ficaram no papel. Agora, todo o acervo de partituras do músico foi doado para o Centro de Música e fará parte do acervo histórico com o material da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Coral Santa Cecília, Banda-Escola Lyra dos Campos e, claro, do maestro Paulino Martins Alves.

A doação de todo o acervo foi feita pelo filho do músico, Marcos Borkowski. Douglas Passoni, diretor artístico do Conservatório Musical Maestro Paulino, explica a importância da conservação dos acervos. “Enquanto pesquisador e editor da área de acervos musicais, sobretudo, de acervos musicais brasileiros, posso afirmar que a doação do material pertencente ao senhor Waslau é de extrema importância para a cultura local e para as futuras gerações, uma vez que está salvaguardado na sede do Centro de Música, gerido e administrado pela Fundação Municipal de Cultura”, aponta.

Passoni explica que, de acordo com a lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, esse conjunto de livros e partituras pode ser denominado como arquivo especializado, quando da sua formação ser integrada por “conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e/ou entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”.

No Brasil, há inúmeros exemplos de preservação de documentos musicais, como o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), o Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza (CE), e o Instituto Piano Brasileiro, com sede física em Brasília, que na sua essência trabalha com o resgate e preservação da música pianística brasileira e outras formações musicais diversas.

Douglas relata que o arquivo doado é composto essencialmente de livros, métodos e partituras para violino, em diversas formações e gêneros musicais. “Somos gratos pela atitude e reconhecemos a importância do senhor Waslau dentro do cenário cultural e musical de Ponta Grossa. Esperamos que esse exemplo incentive outras pessoas a fazerem o mesmo”, completa.

Uma história de dedicação e amor à música

Waslau Ludovico Borkowski é natural de Irati (PR), nasceu em 02 de setembro de 1917 e viveu até os 98 anos de idade. Autodidata, foi um dos primeiros violinistas da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, criada em 1954. Dois anos depois da criação, em 1956, ele já integrava o corpo artístico e só deixou de participar das atividades em 2011, já com 93 anos. Nunca faltava ensaio e estava sempre disposto a ajudar a orquestra, executando diversas funções, além da contínua preocupação com o estudo e a execução do violino. Mesmo junto à nova geração de músicos, era sempre o mais interessado em aprender.

Nos anos 70, atuou em concursos de serestas e foi campeão paranaense por diversas vezes. Nos anos 80 e 90, quando a Orquestra passou por seus momentos mais difíceis, beirando ao encerramento das atividades, ele ia diariamente até seus arquivos, onde por lá cuidava dos instrumentos e realizava todo o serviço de registro e arquivamento dos documentos e partituras.

Waslau foi personagem do documentário intitulado ‘Momentos de Spalla’ de 2010, com direção e produção de Denise Soares, que relata parte da sua trajetória do músico. Veja o documentário aqui: https://goo.gl/tCjSot

bottom of page