Ponta Grossa Campos Gerais CVB participa de workshop sobre captação de eventos em Foz do Iguaçu

28/09/2017

Atividade foi promovida pelo Iguassu CVB e Sebrae PR com a missão de aprimorar o conhecimento dos profissionais ligados a captação

 

Entre os dias 19 e 20 de setembro, Marcelo Amaral, gerente executivo do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB) esteve em Foz do Iguaçu participando do workshop “Formação de Captadores de Eventos Associativos” com objetivo de aprimorar seu conhecimento sobre os processos de candidatura, captação e seleção de feiras e eventos científicos.

 

A participação do gerente na atividade está relacionada a missão do Convention & Visitors Bureau que é promover a região dos Campos Gerais do Paraná para o Turismo de Negócios e Eventos, segmento com impacto anual de mais de R$10 milhões.

 

“Com o workshop tive um bom aprendizado e puder observar a realidade do mercado, principalmente onde podemos ir, quais apoios são importante termos, como do setor público e o privado, como é o trabalho de pesquisa para a captação e candidatura”, comenta o gerente.

 

Segundo Marcelo, a região dos Campos Gerais do Paraná possui alto potencial em atividades ligadas à indústria, como visitas técnicas às fábricas, e nos eventos associativos.

 

Promovido pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e Sebrae – PR, o workshop era de metodologia prioritariamente vivencial e de imersão e em formato interativo com trocas de experiências, a fim de apresentar as dificuldades, ações e ideias dos diversos destinos do Estado, o que, na opinião do gerente de Eventos do ICVB, Alexandre Jung, proporciona visão ampla de como funcionam os congressos associativos e de qual maneira os destinos e empresas podem apresentar suas infraestruturas para receber esses eventos.

 

Para Jung, os processos de candidatura e escolha são bem semelhantes entre as entidades, como sociedades e associações, em que o postulante – embaixador - oferece seu destino para receber uma próxima edição do evento, com ou sem apoio de um CVBx ou iniciativa privada. “É claro que com o apoio dos CVBx e das empresas, esse processo é mais fácil e a chance de êxito, ou seja, que a captação do evento seja bem-sucedida é maior”, observa.

 

Vaniza Schuler, especialista em captação de eventos, foi a responsável por ministrar a ação com abordagem do processo completo da captação de eventos associativos, desde a identificação de oportunidades até a votação dos destinos. “O assunto captação de eventos nunca é plenamente dominado, porque são muitas as variáveis, cada evento é um evento, é um procedimento novo, uma estratégia diferente que vai depender das regras da entidade, da cultura e valores da entidade cuja ao evento  gente quer trazer, além das nossas possibilidades”.

 

Segundo Vaniza, o aprimoramento de conhecimento é necessário para o compartilhamento de várias situações enfrentadas pelas entidades, o que possibilita a busca de possíveis soluções para serem aplicadas diante das dificuldades. “É preciso haver uma permanente reatualização, tem que haver compartilhamento de informações com outros conventions com outras empresas e pessoas a frente dos processos de captação”, comenta.

 

Ainda de acordo com ela, é importante que vários profissionais, como gestores de centros de convenções, de hotéis com espaços para eventos, organizadoras de congressos e seminários, também aprimorem seus conhecimentos e estejam em contatos com as entidades captadoras para trabalhar em conjunto.

 

Entre as abordagens do workshop estavam: Práticas de pesquisa e qualificação de eventos potenciais, relacionamento, estratégias e sensibilização de compradores, análises de cadernos de encargos e definição de estratégias de projetos de candidaturas, desenvolvimento de projetos de candidatura com seus aspectos técnicos, aspectos políticos e aspectos promocionais.

 

Avaliação de recursos disponíveis, de estratégias de concorrentes. Preparo de visita de inspeção, treinamento de defesas de candidatura e avaliação de defesas de candidaturas e processos de votação.

 

Projeto Embaixadores

A fim de fortalecer ainda mais a Região dos Campos Gerais no Turismo de Negócios e Eventos, o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Acipg, Sebrae Regional Centro e a Adetur Campos Gerais, lançam em novembro o Projeto Embaixadores com a intenção de reconhecer pessoas e entidades que trouxeram atividades geradoras de fluxo turístico à Região, a fim de estimula-los a realizar a ação novamente.

Com isso, profissionais, acadêmicos e pesquisadores poderão candidatar a região para receber a atividade em que estão presentes a partir da chancela do projeto.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Taxa de ocupação dos hotéis em Ponta Grossa sobe

10/2/2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2020 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação