top of page

Festival Literário de Ponta Grossa terá bate-papo com premiado escritor Milton Hatoum

Autor teve seu romance ‘Dois Irmãos’ adaptado para televisão em janeiro, exibido na TV Globo

Milton Hatoum, considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil e vencedor dos principais prêmios literários do país, será a atração principal do VI Festival Literário de Ponta Grossa, realizado pela Fundação Municipal de Cultura e evento integrante do V Congresso de Educação e IX Feira do Livro. O bate-papo com o autor acontece no dia 12 de setembro, às 19h30, no auditório do Colégio e Faculdade Sant’Ana, com entrada gratuita. As inscrições prévias, com vagas limitadas, estão disponíveis no site sme.pontagrossa.pr.gov.br/vcongresso2017.

O escritor manauara Milton Hatoum é autor dos romances ‘Relato de um certo Oriente’ (1989) e ‘Dois Irmãos’ (2000) — ambos vencedores do prêmio Jabuti; ‘Cinzas do Norte’ (2005), obra vencedora dos prêmios Jabuti, Bravo!, APCA e Portugal Telecom; da novela ‘Órfãos do Eldorado’ (2008) e da coletânea de crônicas ‘Um solitário à espreita’ (2013). Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil, foram traduzidos em 12 línguas e publicados em 14 países. Em janeiro deste ano, ‘Dois Irmãos’ foi transformada em minissérie, exibida na TV Globo com direção de Luiz Fernando Carvalho.

A vinda de Hatoum à Ponta Grossa faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Biblioteca Pública do Paraná. A Caravana Literária, que integra uma extensa agenda do Mês da Literatura do Paraná, vai levar autores para vários municípios do estado em bate-papos sobre leitura, livro e literatura.

“Mais uma vez, a atual gestão da Secretaria de Estado da Cultura mostra que está se aproximando dos municípios do interior em ações efetivas. Nosso relacionamento com o secretário Fiani tem possibilitado diversas parcerias que trazem benefícios aos ponta-grossenses em atividades de grande importância no setor cultural. Só temos a agradecer por este olhar voltado a todo Paraná e à nossa cidade”, conta o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, promover ações como o Mês da Literatura valoriza a história do Paraná. “Nós reconhecemos a literatura como uma importante ferramenta de diversidade cultural e ampliação de horizontes. A literatura também contribui, sobremaneira, para o estímulo e formação do público, que tem a possibilidade de entrar em contato com múltiplas realidades”, explica.

Serviço

VI Festival Literário de Ponta Grossa

Caravana Literária - Bate-papo com Milton Hatoum

Data: 12 de setembro

Horário: 19h30

Local: Auditório do Colégio e Faculdade Sant'Ana (Rua Senador Pinheiro Machado, 189 - Centro)

Inscrições: sme.pontagrossa.pr.gov.br/vcongresso2017

bottom of page