top of page

Solução para gestão de reputação online de empreendimentos turísticos é a vencedora do HackaTur Camp

Foram quatro equipes com ideias bastante ousadas, desafiadores no meio digital através de redes sociais e sistema de comunicação interna

No domingo (27/08) a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) e o Sebrae regional centro divulgaram as equipes vencedoras do primeiro Hackathon de Turismo da região com o tema "Promoção e Integração de um Destino Turístico Inteligente".

Foram quatro equipes em busca de soluções inovadoras para o turismo avaliadas por profissionais de turismo, eventos, marketing, tecnologia, além da participação da vice-prefeita e presidente da Fundação de Turismo de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt, representando instituições públicas.

As ideias foram bastante inovadoras ao sugerir a utilização de plataformas digitais e rede sociais em dispositivos móveis para conversar e mapear o trajeto dos visitantes e ranquear os hotéis a partir do marketing boca a boca no ambiente virtual.

A equipe vencedora foi a Amplifique.me Reviews com a solução de desenvolvimento de uma plataforma para ajudar hotéis, bares e restaurantes a conseguirem aumento em suas avaliações positivas online, além de conseguirem gerir essas informações. “93% das pessoas consideram avaliações online para escolher onde se hospedar e, segundo pesquisas da Nielsen, as pessoas estão acreditando cada vez mais nas sugestões de amigos”, comenta Cristiano Machado, especialista em marketing.

As sugestões de pessoa para pessoa é chamado buzz marketing, ação em busca de disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores. “O brasileiro fala 2 horas e meia a mais que o norte-americano, por exemplo, e isso é muita coisa”, comenta Machado.

Após o primeiro lugar, Cristiano e a equipe formada pelos desenvolvedores, Robson Jean Penteado e Lucas Jansen, e o designer Rafael Breus, já busca melhorias na plataforma para que funcione melhor além de já estar idealizando a apresentação do startup a mais empresas, a fim de transformar a sugestão em um negócio viável.

Para Karen Kobilarz, organizadora geral do 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, as quatro soluções apresentadas atenderam a expectativa da organização, visto que além de conhecerem as demandas elencadas em reuniões com o trade turístico, utilizaram o 2º Salão de Turismo, local da atividade, para conversar com expositores e entenderem seus problemas.

“A principal intenção de realizar o HackaTur no mesmo espaço do Salão de Turismo dos Campos Gerais era ver os participantes interagindo com empresas, órgãos públicos e visitantes, para eles poderem saber de fato os problemas e, assim, buscar soluções”, comenta Karen Kobilarz.

Para Nádia Joboji, gestora de turismo do Sebrae Paraná, o HackaTur cumpriu sua missão e agora os projetos receberão incentivo para se tornarem negócios viáveis. “A partir de agora eles vão receber consultoria para entenderem o mercado, verem para onde e como direcionar e atingir seu foco de público-alvo e, enfim, fazer com que a solução saia do papel e seja um negócio”.

Projetos e posições das demais equipes

Na ordem de melhores projetos, a banca elencou a Turistars em segundo lugar, equipe com a solução de levar informações aos turistas, vender perfis e informações segmentadas aos profissionais de turismo. O Seu Guia.com fechou o pódio com a solução de criar um guia online em plataforma marketplace com a particularidade de contratação de pacotes personalizados. Já a Trip Tour finalizou a classificação geral ao apresentar um sistema de Integração entre turista, comercio e setor-público.

Sobre o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais

O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur Campos Gerais) com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae. Conta com patrocínio do Banco do Brasil, Sicredi Campos Gerais e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e apoio da CCR Rodonorte, Shopping Palladium Ponta Grossa, NET-Claro, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Faculdades Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdades Secal, Rede Gastronômica dos Campos Gerais, Churrascaria Lugano e Ideato Acrílicos. O Luds Comfort é o Hotel Oficial do evento.

bottom of page