top of page

Salão de Turismo dos Campos Gerais proporciona negócios e conhecimento sobre o turismo da Região

Foram quatro dias de evento com palestras, apresentações de cases de sucesso, aulas-show, apresentações culturais, degustação de pratos e negócios fechados com expositores

No domingo (27/08) terminou o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, que em sua segunda edição durou quatro dias. Na programação houve atividade socioeducacional aos alunos de 5º ano, palestra com Adonai Aires de Arruda, mais de 20 estandes, palestras, apresentações de cases de sucesso, degustação de pratos, aulas-show e diversos negócios.

Nadiel Kowalski, da NPK Consultoria Empresarial, é um dos expositores satisfeito com os resultados obtidos no evento, pois, para ele, além da troca de cartões, sua empresa se tornou conhecida. “Para nós foi uma oportunidade de sentir os parceiros, conhecer o ambiente, fazer diversos contatos, mas eu entendo que de forma principal, o evento foi uma visibilidade para que todos tenham conhecimento do que a gente tem feito ao longo desses anos, então foi válida a participação”.

Segundo Kowalski, agora é o momento de pegar todos os cartões e ligar para quem deseja fechar negócios e por fim, concretizar as oportunidades obtidas com o Salão de Turismo dos Campos Gerais.

Outros expositores também obtiveram sucesso com o evento, caso do Frederica’s ao distribui vouchers de desconto a fim de estimular a presença dos visitantes da feira no empreendimento, e o Hotel Luds com sorteio de cafés da manhã, com a finalidade de levar os sortudos ao hotel oficial do 2º Salão. A Mont Koya e o Expresso Princesa dos Campos também fecharam parceria e negócios, que serão apresentados em breve.

Para Cintia Capri, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur), a realizadora do evento, o Salão mais uma vez apresentou os Campos Gerais do Paraná aos moradores da região e de outras cidades, além de possibilitar que os expositores posicionassem sua marca e estimulassem o conhecimento sobre seu empreendimento.

“Estamos muito satisfeitos com o evento, pois o retorno dos expositores é de que o objetivo de proporcionar oportunidades de negócios foi cumprido e já temos informações de empresas com bons negócios fechados e sei que pelo menos um empreendimento da região estava distribuindo voucher aos visitantes para eles irem futuramente ao estabelecimento que estava expondo seu produto, o que dá continuidade ao trabalho feito nos três dias de evento aberto ao público”, comenta a presidente.

Ainda de acordo com ela, o Salão é uma grande vitrine do que há na região e a presença de 30 jornalistas do Brasil e Mercosul fará o evento e toda região ser comentada por alguns semanas.

A vinda dos profissionais citada por Capri aconteceu no presstrip organizado pela Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, que no evento, no centro de convenções do Shopping Palladium, contou com estande, para distribuição de materiais, apresentação dos atrativos turístico e potencial da cidade-sede do evento, além de sorteios.

"É com muito orgulho e alegria que nós recepcionamos o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais. Este é um evento muito importante não só para Ponta Grossa, mas também para o turismo de toda a região, porque o Salão é uma vitrine de todos os produtos turísticos que nós temos para oferecer para pessoas que querem vir nos visitar. É uma forma de divulgar a nossa rede gastronômica, a estrutura hoteleira que desenvolvemos nos últimos anos e os belos atrativos turísticos. O evento também reuniu representantes de diversos segmentos do turismo, como empresas de gastronomia, hotelaria, agências e empreendimentos voltados ao lazer. O turismo em Ponta Grossa não é apenas um potencial, já é uma realidade”, comenta a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt.

Arapoti foi outro município presente no evento participando pela primeira vez. “Foi muito importante para nos participar de todas as ações promovidas pelo 2º Salão de Turismo e tivemos a certeza que é através da integração e meios motivadores existentes e das ferramentas criadas num processo coletivo, pensando em ampliação do turismo regionalizado é que poderemos atingir nossos objetivos e ampliar a economia de todas as cidades”, comenta Claudinei Moreira, secretário de desenvolvimento econômico.

Quem passou pelo evento aprovou, caso de Ivan Rossi e Tayná Gruber, ponta-grossenses que passaram ver uma amiga no estande e no fim fizeram todo o trajeto proposto, iniciando pelo estande da FumTur e terminando na Coleção Campos Gerais. “Esse tipo de evento é muito interessante porque fomenta o turismo, cultura da cidade, eventos, agita a cidade”, comenta Gruber.

Atividades durante o evento

Durante o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais houve diversas atividades voltadas ao público em geral, como aulas shows e pratos degustação.

Uma das aulas-show intitulada “Afiação de Facas e Corte de Bife de Tira da Picanha” foi proporciona pela empresa Da Fazenda Açougue Gourmet pelo steak-chefe Igor Miranda Ribas: “o corte dá diferença, principalmente se a carne for de pouca qualidade, por isso trouxemos esse corte diferente”.

Já Damaris Beraldi, falou sobre hambúrgueres saudáveis e o fim de estereótipo de agressão à saúde causada pelo alimento: “A gente tem uma hamburgueria gourmet, e nós temos muitas coisas saudáveis. Trazer esse complemento é mostrar que sim, você também pode comer bem nesses lugares”.

Ao lado do espaço gastronômico estava o Bureau de Negócios, espaço com palestras, apresentação de cases de sucesso e rodadas de crédito proporcionado pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae. Entre as atividades realizadas estavam: Apresentação do projeto Arqueotrekking: Roteiros Arqueológicos, pelo geógrafo Alessandro Falbo e Importância das Empresas Organizadoras de Eventos em um Destino Turístico, por Cibele Carvalho, presidente da Abeoc PR. Já entre os cases de sucesso estavam sobre o Selo de Qualidade no Turismo, Agente Local de Inovação e da Rede Gastronômica dos Campos Gerais.

No palco central diversos artistas estiveram presentes, como o Grupo de Dança Expressão Corporal e a cantora Christiane Rose, todos de Arapoti, cidade estreante no evento. “Eles representam e divulgam nosso munícipio e isso é um das ações que saem conosco para divulgar nosso município, então tudo que há de bom nós buscamos demonstrar, como o grupo totalmente voluntário e que busca tirar os adolescentes de uma vida de riscos”, comenta a coordenadora de cultura, Valéria Golveia.

Para encerrar a última noite de atividade, os visitantes puderam acompanhar a final do HackaTur Campos Gerais, que elencou os quatro melhores projetos. A vencedora foi solução para gestão de reputação online de empreendimentos turísticos de Cristiano Machado, Robson Jean Penteado, Lucas Jansen e Rafael Breus. Além disso, quem passou pelos momentos finais do maior evento de turismo da região pode assistir a apresentação do Grupo Real Viva Voz com a canção Campos Gerais.

Em breve a organização do evento divulgará o número de visitantes, origem, escolaridade, negócios obtidos e outras informações da pesquisa realizada pós-evento.

Sobre o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais

O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur Campos Gerais) com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae. Conta com patrocínio do Banco do Brasil, Sicredi Campos Gerais e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e apoio da CCR Rodonorte, Shopping Palladium Ponta Grossa, NET-Claro, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Faculdades Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdades Secal, Rede Gastronômica dos Campos Gerais, Churrascaria Lugano e Ideato Acrílicos. O Luds Comfort é o Hotel Oficial do evento.

bottom of page