Reunião marca a retomada de ações do Projeto de Revitalização da Rua da Estação, em Ponta Grossa

20/07/2017

Ações devem beneficiar empresas que estão na região do Quadrilátero Histórico; Sebrae/PR vai qualificar empresários por meio de cursos e workshops

 

Lideranças empresariais e políticas participaram nesta terça-feira (18), no Escritório Regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, de uma reunião técnica que marcou a retomada dos trabalhos do Projeto de Revitalização da Rua da Estação, que compreende a região do “Quadrilátero Histórico”. O projeto tem como objetivo promover ações que reflitam no aumento da competividade das empresas, transformando o espaço em referência em compras, lazer e convivência da cidade.

 

O projeto tem envolvimento de entidades como a Fecomércio PR, Sebrae/PR, Sesc, Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), Sesc, Senac, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), RPC, Câmara da Mulher Empreendedora, Conselho Municipal de Segurança, Rede Gastronômica e Prefeitura de Ponta Grossa.

 

Além da revitalização, a região também será beneficiada com a restauração da antiga estação ferroviária, a Estação Saudade, que era ponto de chegada na cidade e foi construída no final do século XIX. A restauração do espaço faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Ponta Grossa e Fecomércio PR. O local funcionará como um centro cultural, abrigando um café-escola do Senac e uma cozinha pedagógica para a realização de cursos de gastronomia. O espaço será utilizado ainda para atrações culturais, como oficinas, cursos e workshops.

 

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, ressaltou a importância do empresariado em compreender e integrar a iniciativa, bem como ser estimulado a ter uma boa gestão de seu negócio.

 

“A revitalização da Estação Saudade vai aumentar o trânsito de pessoas na região, não somente moradores de Ponta Grossa, mas também turistas. É fundamental que os empresários se estimulem para aprender mais e oferecer mais qualidade no atendimento, produtos e serviços”, reforçou Darci Piana.

 

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou a importância das parcerias para que as ações de revitalização sejam efetivadas. Ele lembrou que a parceria com a Fecomércio PR para a revitalização de espaços comerciais começou em 2008, em Curitiba, com o Paço da Liberdade. “Naquela ocasião fomos convidados pela Fecomércio para trabalhar com ações que promovessem o desenvolvimento e melhorias das empresas que estavam no entorno do Paço”, disse.

 

Hoje, já são 10 projetos de revitalização desenvolvidos no Estado pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, alguns concluídos e outros em fase de execução. Em Ponta Grossa, o Sebrae/PR tem o papel de fortalecer as empresas que estão na região do “Quadrilátero Histórico”, com a oferta de consultorias, cursos e workshops, que acontecem de agosto a novembro de 2017. Empresas interessadas no programa podem entrar em contato com o Sebrae/PR, por meio do telefone (42) 3228-2500. As vagas são limitadas.

 

“A empresa melhor capacitada, com uma boa gestão, vitrine atraente e um bom atendimento conquista e fideliza clientes. Esse movimento de melhoria no negócio, somado ao aspecto histórico e a intervenções de urbanismo, cria um espaço ideal de compras e convivência. Para que isso aconteça, é fundamental a união de esforços”, ponderou Tioqueta.

 

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, aproveitou a ocasião para sancionar a Lei nº 12.840, que dispõe de benefício fiscal para empreendimentos comerciais do ramo de restaurantes localizados na Rua da Estação. A lei é uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico e urbano da região, delimitada pelo Decreto Municipal nº 11.436/2016.

 

A partir de agora, restaurantes que se instalarem na Rua Fernandes Pinheiro, em imóvel próprio ou locado, poderão solicitar isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – desde que se enquadrem nas especificações previstas na legislação. O prazo de concessão será de cinco anos, podendo ser ampliado por mais cinco anos.  “Queremos mostrar o potencial cultural do Quadrilátero Histórico e transformá-lo em um símbolo da nossa cidade”, ressaltou.

 

A próxima reunião com a governança que acompanha o Projeto de Revitalização da Rua da Estação está agendada para o dia 2 de agosto, para o encaminhamento de novas ações. O encontro será às 15h30, no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Convention Bureau encerra o ano com saldo positivo

13/12/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação