​​‘Chá com História’ conclui mais uma etapa de gincana cultural

06/07/2017

 

Foi concluída na noite de quarta-feira (5) mais uma etapa da gincana cultural ‘Uma Pitada de Nossa História’, realizada em parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas. A atividade encerrada foi o ‘Chá com História’, que por 12 noites reuniu pessoas que pudessem colaborar com informações históricas sobre o município em variados temas, discutindo e relatando causos.

Os encontros aconteceram na Secretaria de Educação e os participantes eram convidados por escolas, que a cada presença somavam pontos para a gincana. Os participantes sentavam ao redor de uma mesa e debatiam o tema do dia, como se estivessem em uma conversa descontraída e informal, servidos de bolos, biscoitos e chá.

Os encontros começaram na noite de 5 de junho, com o tema ‘Surgimento de Palmeira’. Na sequência foram abordados ‘Culinária’, ‘Arte, Educação e Cultura’, ‘Religiões e Crenças do Povo Palmeirense’, ‘Imigração: os portugueses e os árabes’, ‘Imigração: o alemães e os russo-alemães, os alemães de Witmarsum’, ‘Imigração: os poloneses’, ‘Imigração: italianos e a Colônia Cecília’, ‘Imigração: os russos brancos em Palmeira’, ‘Indústrias em Palmeira e tecnologia’, ‘Ciclos econômicos’ e ‘Arquitetura’.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Paula Marques, o objetivo do mesmo é “a obtenção de depoimentos através da socialização de histórias a respeito de determinados assuntos, buscando resgatar acontecimentos ocorridos em nossa cidade, valorizando a história oral e os sujeitos que dela participaram”, destacou.

Na próxima semana será divulgado o resultado da prova de elaboração de vinheta ou jingle, que será utilizada na rádio como abertura do programa em que os alunos contarão histórias em emissora de rádio. Ainda existem outras atividades programadas para o restante de 2017 e para 2018.

Além do ‘Chá com História’, também foram concluídas as etapas em que os alunos desenhavam uma mascote para o município e que as turmas elaboravam um vídeo com duração de um minuto abordando Palmeira.

Marques também relatou que recebeu diversos agradecimentos durante os encontros. “As pessoas que participaram dos ‘chás’ gostaram muito. Era emocionante ver a felicidade deles, agradecendo a oportunidade de poderem contar suas histórias, relembra outras e conhecer algumas novas. Foi gratificante realizar essa atividade, concluiu.

Gincana cultural
A gincana cultural “Uma pitada de nossa História” busca promover a competição, a   integração, a investigação, a diversão e o conhecimento a respeito de vários aspectos do município. As informações serão utilizadas para o desenvolvimento de um livro sobre Palmeira, que deverá ser lançado em 2019, ano em que o município comemora seu 200º aniversário. Turmas das escolas e colégios de Palmeira participam da competição.
 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

CLIPPING: Eventos cancelados na região trazem R$ 300 mi de prejuízo

21/5/2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2020 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação