top of page

Ponta Grossa recebe mostra fotográfica da agricultura na América do Sul

Exposição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo com 32 imagens está na Estação Arte; público também terá ferramenta de áudio-descrição

Após passar pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, a exposição do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo desembarca em Ponta Grossa, município que é destaque nacional em produção agrícola e agroindustrialização. A exposição gratuita terá início na próxima quinta-feira, 22, na Estação Arte (esquina do Terminal Central) e segue aberta para visitação até o dia 18 de julho, com apoio e produção local da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. E desta vez a mostra traz uma novidade: a áudio-descrição para cegos, que também pode ser usada por pessoas com visão como instrumento de sensibilização para a arte.

Em 2017, a Exposição Itinerante vai percorrer outras regiões do Brasil e da Argentina, apresentando as várias faces da agricultura no continente sul-americano. A grande vencedora desta edição foi a foto ‘O agricultor observa o céu de geada’, do brasileiro Sérgio Ranalli, na categoria Profissionais. Ainda foram premiados o também brasileiro Flávio Benedito Conceição, com a fotografia ‘Raios de sol sobre o trigo’, vencedor na categoria Aficionados; o repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias, vencedor na categoria Máquinas - Profissionais, com a imagem ‘Poder’; e Verkuyl Victor Marcelo, também da Argentina, na categoria Máquinas - Aficionados, com a foto ‘Cuando el sol pierde su bravura’.

Além da exposição, será realizado um workshop em Ponta Grossa com um profissional fotográfico experiente para discutir a arte e o seu contexto contemporâneo. A data e o local do workshop ainda serão definidos.

Exposição terá áudio-descrição inédita

Com iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, pela primeira vez na história das artes visuais na cidade e também do Prêmio New Holland de Fotojornalismo o público terá acesso à ferramenta de áudio-descrição. A novidade atende tanto as pessoas portadoras com deficiência visual quanto as que enxergam, que vão poder percorrer as imagens com os olhos vendados e, depois, caminhar pela exposição sem as vendas.

A ideia é que cada detalhe das imagens seja visto e, ainda, sentido pelos visitantes. Cada visita pode ser realizada com até cinco participantes. Em caso de participação de entidades e/ou escolas com número superior a cinco integrantes devem ser realizados agendamentos prévios nos telefones (42) 3223-3219 e (42) 9 9917-0389.

A áudio-descrição é a tradução da linguagem visual em linguagem verbal e a legislação brasileira define a ferramenta como “uma narração descritiva em áudio para ampliação do entendimento, de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons, despercebidos ou incompreensíveis especialmente sem o uso da visão”.

Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Criado em 2003, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo é hoje um dos principais da América do Sul nessa categoria. No período foram inscritas cerca de 21 mil imagens e realizadas 190 exposições em 105 cidades de cinco países, para um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

Os jurados da 12ª edição do concurso escolheram outras 28 imagens, entre as 1.592 inscrita,s para formar a exposição. Seus autores são Marcio Machado, Luis Tadeu Vilani, Marcos Ribolli, Michael de França Dantas, Daniel Marenco, Fabiano Machado do Amaral, Adriano de Ávila, Mastrangelo de Paula Reino, Fernando Kluwe Dias, Gustavo Castro, Cristiano Buttner, Luis Eduardo Castro, Romeiro de Castro, Álvaro Almeida e Ricardo Chicarelli (Brasil); Aldo Raul Zanetti, Mauricio Oscar, Adrian Simensen e Oscar Dechiara (Argentina); Filiberto Pinzon e Cesar David (Colômbia); Ruben Giménez (Uruguai).

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Em Ponta Grossa, a exposição tem apoio da Prefeitura, com produção executiva da Fundação Municipal de Cultura.

Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se um dos mais importantes concursos fotográficos desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes.

Serviço

Exposição do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo

Visitação: 22/06 a 18/07

Local: Estação Arte

Endereço: Rua Benjamin Constant, 404, Centro (esquina do Terminal Central)

Horário: 9h às 11h e 13h30 às 17h (segunda a sábado)Telefone: (42) 3901-1209Entrada: gratuitad

bottom of page