top of page

Startup Day reúne empreendedores e atores do ecossistema em Ponta Grossa

Evento, realizado pelo Sebrae, foi importante para fomentar os negócios do modelo startup

O Sebrae Startup Day aconteceu no último sábado, dia 20 de maio, em 60 cidades brasileiras. Em Ponta Grossa, reuniu cerca de 50 empreendedores e atores do ecossistema de startups na sede do Hive Coworking. A ação impactou os participantes com troca de experiências e conhecimento. Aconteceram, palestras, painéis, rodas de conversa, mentorias e ambientes para network.

A consultora do Sebrae/PR e gestora de programas de startups na região, Thaise Amaral Orita, acredita que o evento atraiu startups em todos os momentos de maturidade, que são a curiosidade, ideação, operação e tração. “Estiveram presentes curiosos que pretendiam entender mais sobre o assunto, empreendedores que já têm uma ideia e desejam transformá-la em um modelo de negócio sustentável e também os que pretendem gerenciar melhor o seu negócio”, diz.

O Startup Day também reuniu empresas que estão na fase de tração, ou seja, aquela em que o empreendedor já superou os dilemas iniciais e se preocupa com fatores críticos de sucesso que lhe permitam alavancar o crescimento do negócio. A programação da iniciativa incluiu palestras, oficinas e painéis com foco em empreendedorismo, inovação, investimento e ferramentas para startups.

“A proposta de fomentar o ecossistema inovador foi atingida. Os participantes nos deram um feedback positivo do evento e já sinalizaram a necessidade de duas edições por ano, com mais dias de programação. Isso comprova a eficiência dos palestrantes em sanarem dúvidas referentes às etapas das startups e sobre os investimentos necessários para os negócios”, comenta a consultora.

Dentre os palestrantes estavam o idealizador e organizador do Brazil Startup Summit e do Startup Insider, Gerson Ribeiro, e Daniel Maragliano, da Brazuca Venture Capital, que falou sobre investimentos e capital semente, que é um tipo de financiamento em longo prazo concedido por fundos de investimento. O evento contou ainda com um painel com o empresário Anderson Andrade, da startup SantéMed, de Ponta Grossa.

O estudante de Engenharia Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e empreendedor da startup Mr. Descartes, José Giannetti Netto, participou do evento e acredita que foi possível esclarecer dúvidas referentes ao planejamento de uma startup. Segundo ele, a startup Mr. Descartes está na fase de operação, com a plataforma pronta, time definido e em busca de parcerias. “É uma iniciativa bastante válida e considero que o conhecimento dos palestrantes foi fundamental para a troca de ideias”, completa.

bottom of page