Museu do Garimpo traz exposição Reflexão

19/05/2017

 O Museu Histórico Edmundo Mercer Júnior abriu esta semana a exposição “Reflexão”, um retrato da comunidade afrodescendente do município para homenagear o Dia Internacional do Museu, comemorado nesta quinta-feira (18) e participar da Semana Nacional dos Museus, que ocorre de 15 a 21 de maio e tem como tema: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

 

Para o diretor do espaço, Nery Assunção, a iniciativa vai ao encontro da recomendação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para que os museus do país promovam atividades culturais durante esta semana. “É uma ação para mostrar à população a importância dos museus. Eles escolhem o tema e a gente precisa fazer alguma atividade para cumprir essa determinação. A exposição Reflexão vai muito ao encontro do tema proposto. Tentamos retratar aqui o que nem sempre fica registrado nos livros de história. São fotos que mostram a comunidade negra como ela realmente é, sem disfarces”, explica.

 

De acordo com Nery, o objetivo do Ibram ao realizar a Semana de Museus é valorizar os espaços de memória e cultura e melhorar a relação dos museus com a sociedade e assim gerar um crescimento do público visitante. “As pessoas nem sempre valorizam a história do seu povo. Com essa iniciativa, queremos propor essa reflexão. Queremos chamar a comunidade para dentro do museu”, afirma.

 

Nery conta que a intenção da exposição é fazer uma dupla homenagem. “Lembramos o 13 de maio, que comemora a Abolição da Escravatura e também celebramos o dia Internacional do Museu, lembrado neste dia 18. Somos muito gratos ao povo dessa cidade que sempre acolhe nossos anseios. Essas fotos, na maioria, são do grupo Sorriso Negro e de algumas famílias importantes que fizeram parte da nossa história, e ainda fazem. Os negros tiveram participação decisiva na construção da nossa cidade. Quando o senhor José Félix chegou a Tibagi com 300 escravos e junto com o Machado Antonio Ribeiro conquistaram as terras onde é o município hoje, os negros foram determinantes. Eles formaram os grandes nomes da nossa história”, revela.

 

A exposição Reflexão fica no Museu do Garimpo até dia 21, após começará uma trajetória itinerante pelos espaços públicos da cidade.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques

Convention Bureau encerra o ano com saldo positivo

13/12/2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Assine nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau

Rua Comendador Miró, 860, Ponta Grossa PR | info@pontagrossacvb.com.br | (42) 3220-7250

Conteúdo: Yukê Comunicação