top of page

Paraná CVBx firma compromisso com observatório de turismo

Evento realizado pela Fecomércio, UFPR e Observatório Paranaense de Turismo contou com diversas entidades, gestores, especialistas e referências internacionais

Na quinta-feira (11/05), o Paraná Convention & Visitors Bureaux (PR CVBx) participou do Encontro Paranaense de Observatório de Turismo, evento com a missão de traçar estratégias para melhoria de funcionamento, gestão e financiamento dos observatórios e discutir sobre as possibilidades de criação de um Centro de Inteligência Turística.

Gestores de Observatórios, entidades públicas e privadas, especialistas em pesquisa e estatística, órgãos interessados na área, professores e pesquisadores de turismo participaram da atividade realizada pela Fecomércio-PR, Universidade Federal do Paraná e Observatório Paranaense de Turismo, que ainda contou com 15 observatórios nacionais e do exterior.

Para Adonai Arruda Filho, presidente do PR CVBx, o evento e a criação de uma rede de observatório fortalece o turismo e o estabelece como atividade socioeconômica. “O encontro nos deu um leque de oportunidades quanto à instalação do serviço através de um CVBx e qual sua importância para a cidade sede”.

No Paraná, atualmente, o Maringá Convention & Visitors Bureau possui um observatório de turismo, o que para a superintendente executiva, Yara Linschoten, opera como um departamento de pesquisas possibilitando um panorama do turismo local. “Essa ferramenta é importante para que gestores da área pública como prefeituras e secretarias e também empresas do trade turístico e a sociedade civil organizada possam ser amparadas, por meio de dados, nas tomadas de decisão que envolvam o setor”, comenta.

Em Maringá, há monitoramento da tarifa média cobrada pelos hotéis, a taxa média de ocupação, o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado na área de turismo, o mercado de trabalho ligado ao turismo, a malha rodoviária, a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a movimentação terrestre por meio das praças de pedágio.

Para encontrar dados referentes ao Observatório de Turismo de Maringá é só acessar o link http://www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa e fazer um cadastro.

bottom of page