top of page

Museu Histórico de Tibagi completa 30 anos de fundação


O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior completa 30 anos no dia 03 de abril com mais de cinco mil peças em exposição. Um marco para o município de Tibagi que há três décadas conta com um dos maiores acervos históricos do interior do Paraná e o maior relacionado à mineração e ao garimpo. (foto do primeiro local do Museu).

Segundo o diretor do museu, Nery Assunção, para comemorar esses 30 anos, algumas ações estão sendo estudadas para melhorar o atendimento e a estrutura do local. Uma delas é a reestruturação da reserva técnica, peças que são guardadas para exposições ou para reposição. Hoje o Museu não conta com esse serviço. Outra novidade que está sendo avaliada é a informatização de todo o acervo.

Através de um programa do governo estadual, todas as peças seriam catalogadas e disponibilizadas online, possibilitando a visitação do Museu também através da internet. Para isso acontecer, a reforma tão esperada do prédio histórico precisa ser liberada. Recursos de cerca de R$ 250 mil estão em fase de análise para autorização da licitação.

Estão previstas obras na cobertura e nos acessos do Museu, uma reivindicação antiga da administração. O Museu do Garimpo, como também é conhecido, recebe uma média de 800 visitantes por mês. Em 2016 foram 8.798 visitas.

Arquitetura

Um dos atrativos do museu também é o prédio, historicamente construído para ser o fórum da cidade (foto) em 1949, o local foi adquirido pelo município em 05 de março de 1905 para as instalações da Prefeitura, Delegacia e Cadeia Pública.

No entanto, a primeira construção precisou ser demolida em 1947 para a construção de um novo prédio para abrigar o Fórum, que permaneceu no local até 1983. Em 1985 passou definitivamente a hospedar o Museu Histórico, quando recebeu uma restauração para conservar suas características históricas.

Fundação

A intenção de criar o Museu nasceu durante as comemorações do aniversário de 113 anos da cidade, em 18 de março de 1985. Com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi feito uma gincana para arrecadar objetos históricos para a criação do acervo. Um ano depois o museu foi aberto ao público com exposições de fotos e alguns objetos que foram doados por moradores. Contudo, foi só em 14 de outubro de 1986, pela Lei 1.104, que o poder executivo foi autorizado a denominar de Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior. A inauguração aconteceu no dia 3 de abril de 1987.

Museu

A configuração do Museu ainda continua a mesma desde a sua inauguração. Logo na chegada tem o Hall de Entrada (homenagem ao Patrono) e os demais espaços como o Bibliotáfio (livros Raros e documentos), Sala do Garimpo, Salão de Fotografias, Sala Histórica, Talentos Musicais, Sala Indígena, Sala Fatos do Passado e Sala Usos e Costumes.

Na próxima segunda-feira (03) haverá expediente especial devido ao aniversário de fundação. “Estamos programando algo bem interessante para os visitantes. Não deixem de vir ao museu no dia 03”, convidou o diretor Nery.

O Museu Histórico atende de terça à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h. Aos sábados e domingos o atendimento é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

bottom of page