top of page

Fundação de Cultura abre exposição literária com hai-kais

Atividade terá diversas apresentações culturais

Para celebrar a poesia, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, abre nesta terça-feira, 14, a exposição ‘estações hai-kais’, com criações poéticas do ponta-grossense Róbison Benedito Chagas. O evento está programado para iniciar às 19h30, no Centro de Cultura, e terá apresentação musical do pianista Douglas Passoni e interpretação de hai-kais pelo jornalista e professor Álvaro Costa, além de bate-papo com o autor.

A exposição é inspirada nas quatro estações do ano e no poeta (ou haijin) Bashô, o mais respeitado do oriente. De origem japonesa, o hai-kai é formado por apenas três linhas, sendo que a primeira e a última são constituídas de cinco sílabas e a intermediária de sete silabas. O evento será realizado na data que relembra o aniversário de Castro Alves e que era considerado o Dia Nacional da Poesia até 2015, quando foi transferido para 31 de outubro, no aniversário de Carlos Drummond de Andrade.

Róbison Benedito Chagas é nascido no distrito de Guaragi, em 15 de abril de 1957. Sua formação escolar iniciou em 1962, estudando no Grupo Escolar Dr. Munhoz da Rocha. Em 1966, ainda no 3º ano da escola, recebeu o primeiro prêmio literário, com a redação ‘O livro’, através de uma entidade literária paulistana.

Ingressou na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1978 para cursar Letras (Português/Francês). Em 1982 veio o segundo prêmio, conquistando Menção Honrosa no 1º Concurso de Poesia da UEPG com o poema ‘Arco-íris’. Lecionou no Ensino Fundamental e Médio (no Colégio Sant´Ana) e no Ensino Superior (na UEPG), ensinando Metodologia e Prática de Ensino de Português e Literatura. Além disso, tem Mestrado em Literatura Brasileira – Textualidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Desde que iniciou a carreira literária, Róbison já foi laureado com 91 prêmios em concursos municipais, estaduais e nacionais. O poeta possui ainda dois livros publicados: ‘Ruídos – hai-cais’ (Proex/UEPG, 2010) e ‘As outras frangas’ (Concurso de Literatura Infanto-juvenil da Prefeitura de Ponta Grossa, 2011).

A visitação segue aberta até o dia 31 de março, com entrada gratuita. A Galeria João Pilarski, no Centro de Cultura (esquina das ruas Dr. Colares com Augusto Ribas), abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Após este período, a exposição irá circular por instituições de ensino, com bate-papo com o autor. O agendamento de visitas monitoradas pode ser feito pelo telefone (42) 99903-5200 ou pelo e-mail alfmourao@gmail.com.

bottom of page