top of page

Municípios do Paraná têm até dia 24 de fevereiro para se inscrever no Programa Cidade Empreendedora,

Trabalho em parceria com gestores públicos promove o desenvolvimento social e econômico dos municípios por meio de atividades que beneficiam os pequenos negócios

Um novo grupo de até 120 municípios, que vai participar pelos próximos quatro anos do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/PR, será definido nos próximos dias. Os interessados têm até o dia 24 para finalizar a inscrição e enviar a documentação. O Cidade Empreendedora utiliza-se da parceria entre gestores públicos e o Sebrae/PR para fomentar os pequenos negócios com ações práticas e que geram resultados, no curto prazo, para a economia e o desenvolvimento das cidades.

Entre as soluções estão a capacitação para agentes de desenvolvimento, simplificação de procedimentos para a criação de empresas, formação de Comitê Gestor Municipal, planejamento com base nos indicadores locais, preparação da equipe de compras da prefeitura para dar prioridade aos pequenos negócios e muitas outras iniciativas que atribuem o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios.

O Sebrae também promove treinamentos para gestores, lideranças e agentes de atendimento locais, disponibiliza ferramentas de gestão e acompanha o processo de planejamento e definição de estratégias para que os resultados obtidos sejam os mais rápidos e duradouros. Nos últimos dois anos, 190 Salas do Empreendedor entraram em atividade em 180 municípios. Isso representa um total de 797 mil atendimentos realizados, principalmente, para microempreendedores individuais.

O programa contempla, por exemplo, ações de simplificação e desburocratização de ordem tributária e no processo de abertura de empresas, entrada em novos mercados, estímulo à inovação, educação empreendedora, associativismo, entre outros que estimulam o surgimento e manutenção dos pequenos negócios.

Como consequência natural desta parceria, o Cidade Empreendedora consegue melhorar os indicadores econômicos nos municípios participantes. Entre eles, aumentar a geração de emprego e renda e, com isso, fazer crescer a arrecadação municipal. “Estamos comprovando que é possível transformar uma cidade apoiando os pequenos negócios porque eles impactam diretamente no desenvolvimento social e econômico dos municípios”, defende o coordenador estadual de políticas públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha.

O Programa tem como um de seus objetivos a redução do tempo de abertura de empresas. O prazo que era de 107 dias em 2014, caiu para até cinco dias para os negócios de baixo risco, em 2016. Os municípios atendidos pelo Programa foram priorizados na implantação do projeto Redesim, criado para simplificar os procedimentos de abertura, alteração e baixa, diminuindo a burocracia da documentação empresarial.

O edital de chamada pública já está disponível para consulta no sitewww.pr.sebrae.com.br/chamadapce, com detalhes para inscrições. A divulgação dos municípios selecionados será dia 14 de março.

bottom of page