top of page

Parque Histórico lança Catálogo

Livro mostra as transformações pela qual o museu passou, a maturidade em quanto instituição cultural e estabelece um novo período dentro do Parque.

O Catálogo APHC, mais novo lançamento da Associação Parque Histórico de Carambeí, é o último livro da Coleção Imigrantes. A coletânea, agora completa, é composta por cinco volumes que narram os quatro séculos de imigração holandesa no Brasil, a vida destes imigrantes nos Campos Gerais e a chegada deles a Colônia Gonçalves Junior, em Irati, antes de mudarem-se para Carambeí e o Catálogo APHC que apresenta o espaço do Parque Histórico de Carambeí.

Fábio André Chedid Silvestre, um dos autores do Catálogo APHC, explana que a publicação finaliza a Coleção Imigrantes, projeto lançando em 2011 após para as comemorações do Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais e Ano da Holanda no Brasil. “O Catálogo APHC apresenta os resultados dos espaços, coleções, atividades, ações, sabores e cores de um parque museal de preservação da origem étnica nerlandesa e da continuidade da vida dos brasileiros nos Campos Gerais, do Paraná, um grande destino turístico regional, moldado pelo patrimônio cultural”.

Para o coordenador cultural e historiador da Associação, Felipe Pedroso, também autor do livro, a última edição da coletânea mostra o amadurecimento do Parque como instituição museal. “Percebemos a maturidade de um museu e sua importância quando há material suficiente para inserir em um catálogo. O Parque Histórico com esta publicação abre-se para um novo caminho a seguir, pautado principalmente na valorização da produção cultural local e nos preceitos da museologia social, sempre buscando aproximar e integrar a comunidade, difundir as histórias das etnias de imigrantes que formaram e formam Carambeí”.

A programação visual do Catálogo foi pensada para que as pessoas que terão acesso ao livro sintam vontade de conhecer o Parque, quem já conhece queira visitar mais vezes, relata Lucas Henrique Los, fotógrafo e design do Parque Histórico. “Busquei fazer um material atrativo. Por meio do projeto gráfico contemporâneo que valoriza as imagens, o design do livro é um convite para despertar nos leitores o desejo de estar no local das fotos”.

O historiador relata que a publicação encerra um período e dá início a uma nova jornada dentro da instituição, com o trabalho realizado pela equipe da instituição o espaço hoje está em constante transformação e sempre conta com novas atividades. “Esse Catálogo é emblemático na trajetória do museu, por encerrar um ciclo e iniciar um novo expoente do qual o Parque vem conduzindo suas ações e programas.

Trabalhando em forma conjunta com uma equipe técnica interdisciplinar, agregando valor aos múltiplos saberes, o museu passou a ser dinâmico, feito pela sociedade e para a sociedade que poderá desfrutar de uma extensa programação cultural e de muitas novidades nos próximos anos.”

bottom of page