top of page

Workshop Internacional de leite e queijos acontece neste fim de semana em Ponta Grossa


Como forma de realizar encontro com os profissionais da área do leite e queijos, e celebrar a grande produção da matéria prima na região dos Campos Gerais, acontece no auditório do PDE no Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no sábado (24), o VII Workshop Internacional de Leite e Queijos.

Com palestras nacionais e internacionais, como da francesa Elizabeth Schober, que há dois anos fabrica uma variedade de queijos, como Comté, Reblochon e Saint Paulin, a sétima edição do workshop, com taxa de inscrição no valor de R$20, estima receber cerca de 200 pessoas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, que comparecem ao evento para conhecer as novidades tecnológicas voltadas ao processamento do leite, produção de queijo e reaproveitamento de resíduos, como o soro.

Realizado pela Escola Tecnológica de Leite e Queijos, com apoio da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG e do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB), a programação conta com a apresentação de dados da Escola Tecnológica, palestra sobre harmonização de queijos e de técnicas de reaproveitamento de resíduos, além da formatura dos alunos do curso de extensão da Escola. O encerramento conta com um coquetel, onde os participantes poderão desfrutar de produtos lácteos da região fabricados pelos próprios alunos.

Hoje os Campos Gerais produz mais de 200 milhões de litros de leite ao ano, o que torna a região uma das maiores produtoras. “Temos muitos lacticínios, de pequeno e grande porte, e é importante fazer a integração para a discussão de ideias e compartilhamento de conhecimento”, afirma Paulo Los, um dos organizadores do evento.

Com parceria do PGCG CVB, o organizador recebeu materiais e o contato dos associados. “O Convention disponibilizou as informações de associados e isso facilitou o contato, já que os associados sabem o que é o evento e quem o organiza”, afirma Los.

Inscrições

As inscrições, com taxa de R$20, acontecem no local do evento no sábado (24). Maiores informações sobre a Escola Tecnológica de Leite e Queijos em www.uepg.br/departamentos/deengalim/queijos.

Programação do Workshop

9h às 10h: Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais: criação, funcionamento e resultados - Alessandro Nogueira;

10h às 11h: Registro de estabelecimentos e produtos com chancela SIP/POA - José Carlos Issakowicz, fiscal de Defesa Agropecuária;

11h às 11h30: Intervalo;

11h30 às 12h30: Impacto das NSLABs na produção de lácteos – Gláucio Perobelli Costa – coordenador técnico de lácteos L. C. Bolonha Ingredientes;

12h 30 às 12h30: Intervalo

13h30 às 14h30: Opções para o reaproveitamento de soro ácido: um problema nas indústrias de laticínios - Marcelo Leitão – gerente comercial Arla Foods Ingredients;

14h30 às 15h30: As técnicas de harmonização entre queijos e vinhos - Chef MSc. André

15h30 às 16h: Intervalo;

16h às 17h: Queijos com sotaque francês – Elisabeth Schober – técnica agrícola e empresária;

17h: Formatura da sétima turma do curso de Extensão em Fabricação de Queijos

Encerramento: Degustação de queijos

bottom of page