top of page

Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau faz visita técnica em Tiradentes


Wagnilda Alves Minasi, presidente do Ponta Grossa C&VB e Suellen Pavanelo, diretora executiva do PGC&VB estiveram entre os dias 21 e 23 de setembro em Tiradentes, Minas Gerais, para uma missão técnica. A viagem em formato benchmarking foi coordenado pelo Sebrae e contou com empresários da rede empresarial de turismo dos Campos Gerais, que visitaram diversos empreendimentos e entidades da cidade para analisar o modelo de gestão e conhecer as iniciativas de sucesso que incrementam o fluxo turístico da cidade, que hoje é referência na realização de eventos e integração do setor privado.

Nadia Joboji, gestora de projetos do Sebrae, acompanhou o grupo até Minas Gerais. Segundo Joboji, a viagem serviu para analisar a realidade em Tiradentes e o que pode ser empregado em Ponta Grossa e região. “A viagem serviu para fazer os empresários refletirem sobre seus negócios locais, observando o modelo empresarial de Tiradentes”. A gestora de projetos ainda afirma que o próximo passo é focar em resultados locais.

Suellen Pavanelo, diretora executiva do Convention, analisa como proveitosa a visita à cidade por reafirmar o potencial turístico da região e reforçar a aproximação ao todo setor através de políticas de fomento ao turismo de negócios e eventos. “O benchmarking permite um olhar diferenciado não somente aos empreendimentos visitados, mas a todo modelo de gestão e venda de marca como destino”. Pavanelo ainda destaca o grande número de eventos que acontecem na cidade mineira e o envolvimento do empresariado, especialmente no Festival Gastronômico de Tiradentes, considerado referência mundial.

Criado em 1998, o festival é o mais tradicional evento da cidade, que todo ano recebe cerca de 40 mil pessoas, que podem degustar os diversos pratos típicos de Minas Gerais feito por renomados chefes de cozinha.

O envolvimento no benchmarking retrata o reconhecimento do turismo como atividade que mais cresce e movimenta a economia, merecendo atenção e esforço para que o potencial da região seja aproveitado.

bottom of page