Buscar

PG terá apresentação de ônibus 100% elétrico

Ascom Princesa dos Campos


foto do ônibus elétrico da Princesa dos Campos
O modelo BYD D9F é o primeiro veículo desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias | foto divulgação

A Expresso Princesa dos Campos fará, na terça-feira (24), o lançamento oficial de seu novo ônibus 100% elétrico em Ponta Grossa. O veículo fará parte da frota para viagens rodoviárias intermunicipais. A apresentação é voltada à imprensa, e se dá junto com a startup Embarca, por meio de parceria com a BYD e a Marcopolo.


Após a apresentação em Ponta Grossa, Curitiba será a cidade que fará para os testes em sua utilização, pelo período de 90 dias. Com autonomia de 250 quilômetros e capacidade para 44 passageiros sentados, o modelo rodoviário elétrico fará o trecho entre Curitiba e Ponta Grossa.


Como principal diferencial do veículo, a energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas.


O modelo BYD D9F é o primeiro veículo desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias.


A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo.