top of page

Ocupação de hotéis de Ponta Grossa deve bater recorde neste feriado



O último feriado prolongado antes do Natal está gerando altas expectativas para o setor de turismo; em Ponta Grossa, representantes do setor esperam que este seja o melhor final de semana desde que medidas de combate à doença começaram a vigorar na cidade – em meados de março; há hotéis que já registram mais de a metade da sua capacidade reservada e restaurantes que esperam chegar a 90% do faturamento médio pré-pandemia, por exemplo.


Um desses exemplos é o Planalto Select Hotel. O gerente Daniel Wagner afirma que os últimos dois feriados – 7 de setembro e 12 de outubro – tiveram as noites mais movimentadas desde o início da pandemia ultrapassando 80% de ocupação e que para este, que marca o Dia de Finados (2 de novembro), a expectativa é tão boa quanto.


“Já temos mais de 50% da ocupação reservada e percebemos que as reservas estão acontecendo muito em cima da hora neste período pandêmico. Historicamente os feriados eram nossos inimigos porque antes o turismo de negócios era mais forte, mas agora, com o de lazer se popularizando na cidade, está amenizando um pouco o prejuízo”, avalia Wagner.

“No último final de semana, por exemplo, mais de a metade dos nossos hóspedes estava com a pulseirinha de algum parque, como Vila Velha e Buraco do Padre, o que antes não víamos. Agora as pessoas querem isso, viajar a lugares que tenham atrações ao ar livre”, conta ele, afirmando que a expectativa está tão boa que o hotel optou por abrir o Lumen Café neste domingo, dia que normalmente não há atendimento no local.


Expectativa geral

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais entrou em contato com outros quatro hotéis e em todos eles a perspectiva também é positiva, motivada pela reabertura e revitalização do Parque Estadual Vila Velha e pelo Buraco do Padre, por exemplo. Eles também citam a tendência de reservas mais próximas aos finais de semana: segundo o gerente do Bourbon Ponta Grossa Convention Hotel, Thiago Teixeira, no feriado de 12 de outubro apenas no dia 60 apartamentos foram reservados e ocupados.


O Premium Vila Velha estava, na manhã desta quarta-feira (28), com 40% do hotel reservado para este feriado, mas a gerente Alecsandra Hypolito espera dobrar essa taxa no final de semana. “Nosso turista está mudando: sempre era de negócios, e agora de passeio. Outubro foi o noso melhor mẽs desde março e para este feriado a expectativa é muito boa porque em 12 de outubro fomos além do que esperávamos”, disse ela.

O gestor do Luds Comfort Hotel, Hemrique Platekk, destaca que só esperava o resultado do último feriado no próximo ano. “Tivemos 70% de ocupação em 12 de outubro e esperamos que suba bastante nesse, já que identificamos que na cidade em geral as pessoas reservam de última hora”, observou ele.


Novo hotel

Nesta semana Ponta Grossa passou a somar 2.525 leitos de hotelaria, já que o ibis abriu as portas na última segunda-feira (26). O hotel afirma que realizará um evento de inauguração nos próximos dias para divulgar detalhes do empreendimento, mas possui uma expectativa muito boa para o seu primeiro final de semana de funcionamento, que já possui o feriado de 2 de novembro prolongando os dias de folga. “Essa é nossa primeira semana de abertura em Ponta Grossa e temos recebido muitas reservas de última hora. Percebemos que as pessoas têm vindo do interior em direção ao litoral do Paraná e de Santa Catarina e se hospedam conosco, afirmou Maíra Sidrim, gerente geral do ibis Ponta Grossa, à reportagem.


Restaurantes se recuperam com apoio de delivery e municípios da região

A perspectiva é positiva também para a gastronomia de Ponta Grossa. Segundo Eduardo do Vale Filho, proprietário do restaurante Madero do shopping Palladium e conselheiro do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, a movimentação vem aumentando gradativamente durante a pandemia, motivada principalmente pelo crescimento do delivery e pelos visitantes de cidades próximas. “Hoje, por exemplo, temos lotado o restaurante em 60% da sua capacidade, mas chegamos e 90% do faturamento normal em função do delivery”, contou ele.


Voos do aeroporto de Ponta Grossa já estão lotados

Na manhã desta quarta-feira (28) o aeroporto de Ponta Grossa (PGZ) já registrava voos lotados para este feriado. Segundo o superintendente do aeroporto Sant’Ana, Victor Hugo Oliveira, pelo menos até segunda-feira (2), Dia de Finados, não há mais vagas nos aviões com destino à São Paulo e Foz do Iguaçu – que partem na sexta (30) e na segunda (2). “É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia”, contou ele, lembrando que apesar de os voos para Foz terem iniciado no último final de semana, os para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começaram a ser operados pela VoePass no início deste ano.


Novembro

Para o próximo mês a VoePass ofertará voos nas quartas-feiras, sábados e domingos em Ponta Grossa. Nas quartas o avião parte às 9h45 de São Paulo para Ponta Grossa, às 11h40 de Ponta Grossa à Foz de Iguaçu, às 14h30 de Foz do Iguaçu para Ponta Grossa e às 16h25 de Ponta Grossa à São paulo. Nos finais de semana são dois trajetos: nos sábados às 9h45 de São Paulo à Ponta Grossa e às 11h40 de Ponta Grossa à Foz e nos domingos às 8 horas de Foz do Iguaçu à Ponta Grossa e às 9h55 de Ponta Grossa a São Paulo.

bottom of page