Festival de Teatro Prosiá começa nesta terça-feira em PG

Texto:Eduardo Godoy / Ascom


O evento apresentará 8 espetáculos com entrada gratuita voltados ao público adulto e infantil.


Peça Mirrá | Foto divulgação

Ponta Grossa sedia nesta semana o II Festival de Teatro Prosiá, realizado pelo Coletivo Cacareco com incentivo do PROMIFIC. O evento, que tem o patrocínio do Sicredi, acontece de 26 a 31 de julho de 2022 e conta com oito espetáculos e uma mostra de cenas curtas, sendo toda a programação com entrada gratuita.

A abertura será no feriado desta terça-feira, 26, com a estreia da peça ‘A Jornada de Ida’, às 19h, no Auditório do Campus Central da UEPG. A programação segue até sábado com peças para o público adulto e infantil apresentadas também no SESC Estação Saudade e no Teatro CECI (Rua Dr. Colares, 811 – Centro).

Com o objetivo de fomentar as artes cênicas em Ponta Grossa, o festival proporciona ao público, de forma gratuita, espetáculos produzidos por artistas locais. Entre os destaques da programação estão o retorno das peças ‘A borboleta da colina’ (premiada como Melhor Espetáculo da Mostra Principal no 49º Fenata) e ‘Abaretama’ (encenada com três atores cegos). Também ganham destaque as estreias das peças ‘A Jornada de Ida’, ‘Marcas’, ‘Des/Criativo’ (palhaçaria), ‘O Cubo Mágico’ (infantil), ‘Mirra’ (+ 18 anos) e ‘Gato Boo’ (+ 18 anos).

Já na sexta-feira, 29 de julho, o Teatro CECI recebe a Mostra de Cenas Curtas do Festival Prosiá, formada por 12 cenas interpretadas por atores e atrizes atuantes em Ponta Grossa. A cerimônia de premiação do festival será no dia 31, a partir das 16h, no Pub Espeto D’Ponta, com apresentação da banda Chave de Mandril. A programação completa e mais informações sobre o festival estão disponíveis no Instagram e Facebook @cacarecocoletivo.

O projeto foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural e conta com o patrocínio exclusivo do Sicredi, além do apoio da Fecomércio SESC Paraná, Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG, CECI (Centro de Estudos Cênicos Integrado) e Estratégia Projetos Criativos. PROGRAMAÇÃO: 26 de julho (terça-feira) 19h - A Jornada de Ida (Auditório do Campus Central da UEPG) 27 de julho (quarta-feira) 19h - Abaretama (Teatro CECI) 21h - Marcas (SESC Estação Saudade) 28 de julho (quinta-feira) 19h - Des/Criativo (Auditório do Campus Central da UEPG) 21h - Mirra (SESC Estação Saudade) + 18 anos 29 de julho (sexta-feira) 19h - Mostra Cenas Curtas (Teatro CECI) 30 de julho (sábado) 16h – O Cubo Mágico (Auditório do Campus Central da UEPG) 19h - A Borboleta da Colina (Auditório do Campus Central da UEPG) 21h - Gato Boo (SESC Estação Saudade) + 18 anos 31 de julho (domingo) 16h - Premiação e show com Chave de Mandril (Pub Espeto D’Ponta)