Buscar

Concurso "Sua Torta Faz História" oferece workshops gratuito de gastronomia

Todos os inscritos no Concurso Cultural Gastronômico Sua Torta Faz História, realizado pelo Parque Histórico de Carambeí e Frederica’s Koffiehuis, participarão de workshops gratuitos sobre a temática da competição. Os minicursos serão realizados pelo professor de Gastronomia da Unicesumar Paulo Ricardo Los, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e pelo historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, que também é pesquisador da história da alimentação.

A primeira etapa do concurso será a realização dos workshops antes dos inscritos entregarem suas receitas, onde conhecerão práticas culinárias para melhor executar a produção de suas tortas para apresentação final. “O intuito do concurso é aproximar a comunidade dos estabelecimentos e da história de Carambeí, revelar novos talentos na confeitaria e com os workshops o Parque Histórico e o Frederica’s pretendem incentivar a profissionalização, mostrar aos candidatos técnicas que poderão ser utilizadas na produção de suas tortas e por fim com a premiação dos três primeiros lugares, que ganharão bolsas de estudo na Unicesumar, incentivar a capacitação profissional”, relata Ana Paula Bomfim, assessora de comunicação do Parque Histórico e integrante da comissão organizadora do concurso.

Como a proposta do concurso é aproximar os moradores de Carambeí, valorizar a história e a cultura construída pelas seis primeiras etnias (holandeses, alemães, indonésios, poloneses, portugueses e italianos) que participaram da formação do município, o pesquisador em história da alimentação ministrará um workshop sobre gastronomia étnica. “O workshop O doce Sabor da História irá proporcionar aos inscritos uma imersão na história da confeitaria mundial, com o objetivo de nortear os participantes com informações dos elementos de representatividade das identidades étnicas”.

O professor Paulo explica que higiene e segurança na manipulação de alimentos é essencial na produção de alimentícios. “No workshop Higiene e Segurança mostrarei algumas regras que devem ser seguidas, falarei sobre a legislação e o que é cobrado na produção alimentícia. Deste modo, além de manter a segurança dos alimentos elaborados, melhora significativamente a qualidade dos produtos”.