Buscar

Festival Planeta Mais acontece neste fim de semana

Ser sustentável está na moda. Mas o que efetivamente é feito para que isso se torne realidade? Para responder a essa pergunta é que será realizado em Ponta Grossa, nos dias 8 e 9 de dezembro, o “Festival Planeta Mais”. O evento terá como endereço o Centro de Eventos.

“Propomos a você um desafio: queremos que durante dois dias de experiências em torno da música, da arte, da gastronomia, da felicidade e da sustentabilidade você se torne uma pessoa mais atenta às questões ambientais”, afirma o empresário Iran Taques.

Com a ideia de reunir música, gastronomia e sustentabilidade, o evento já vem colocando em prática ações em prol do meio ambiente. Através do site do Festival (festivalplanetamais.com.br) e das redes sociais estão sendo disseminadas informações sobre atitudes simples que provocam reflexões e mudanças de comportamento. “Queremos uma mudança de comportamento antes mesmo do evento”, acredita Taques.

As matérias e postagens vão desde a busca por economia de água e o não desperdício de alimento, até questões mais latentes ao cotidiano das pessoas. Entre elas, está a mobilidade urbana. Dar carona e andar de bicicleta podem ser saídas práticas para um trânsito cada vez mais conturbado. Tanto é que, durante o evento, quem for de bicicleta terá um espaço reservado para deixar o veículo. Sem falar que haverá benefício em relação à entrada no Centro de Eventos. Também haverá a “Carona Sustentável”. E a ideia é simples. Quanto mais pessoas dentro de um carro (respeitando a capacidade legal do mesmo), mais barato será o estacionamento.

Outra inovação está na reciclagem. De acordo com a organização, 100% do lixo sólido produzido no evento será reciclado. “A nossa proposta é fazer um Festival sustentável, mostrando que é possível, com pequenas atitudes, mudar o Planeta”, garante Taques. Neste sentido, também não serão utilizados copos descartáveis, mas sim copos retornáveis e laváveis. Batizados de “Copos Planeta”, quem for ao evento terá a opção de adquirir o copo no valor de R$ 5. Ao final do “Planeta Mais”, se o mesmo não estiver danificado, ele poderá ser devolvido. Assim, o valor pago é reembolsado. Quem não quiser fazer a devolução, levará o copo como lembrança do Festival já que serão personalizados. Também não serão distribuídos canudos.

Todo o material empregado na decoração também será reciclável e vem sendo pensado desde já para provocar o menor impacto possível ao meio ambiente. Além disso, 250 móveis serão fabricados com materiais como paletes. A utilização será principalmente na Praça de Alimentação do evento. E para que a arte e a cultura também marquem presença no evento, os móveis serão pintados por artistas locais.

Seguindo o princípio da sustentabilidade, ao término do Festival esses móveis serão doados para escolas públicas municipais. O objetivo é que eles se