Buscar

Fundação de Cultura lança agenda para o mês de abril

A agenda de abril está repleta de opções culturais em Ponta Grossa. Para abrir o mês, a cidade recebe o teatro paranaense em mais uma edição do Festival Teatro e Circo em Festa. Ao todo serão dez apresentações que iniciam nesta quarta-feira, dia 4, e seguem até o dia 13. As peças serão encenadas no Cine-Teatro Ópera, Parque Ambiental e Calçadão. Também compõe a programação do festival diversas oficinas gratuitas para formação de atores.

Durante o mês de abril também terá o retorno das atividades do Sexta às Seis. A abertura será na sexta-feira, 13, no Parque Ambiental, com a banda ponta-grossense Valvox e a histórica banda Patrulha do Espaço, que passa por Ponta Grossa em sua turnê de despedida. Até o dia 16 de abril estão abertas as inscrições das bandas que desejam participar da edição de 2018 do Sexta às Seis pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.

Já nos dias 16, 17 e 18 acontecerá a 19ª Conferência Municipal de Cultura, no Centro de Música. A Conferência desse ano deverá reunir produtores, artistas e poder público para debater a atuação dos conselhos, cases de eventos, leis de incentivo, avaliação das diretrizes culturais e economia criativa. Dos dias 11 a 20 de abril na Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei ocorrerá o ‘Linguagens Convergentes’ com leituras estéticas de Luiz Fernando Cheres e Luizana Pellizani-Vittel, com entrada gratuita. Nas artes visuais, a Estação Arte recebe, a partir do dia 12, a exposição ‘Tocando a Linha do Horizonte’. A abertura oficial será às 19h30 com entrada gratuita. Mais de 30 artistas participam da exposição, que é uma parceria da Fundação de Cultura com o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Pró-Reitoria de Extensão e Assunto Culturais da UEPG.

No sábado, 21, no feriado de Tiradentes, o projeto Fissura inicia as atividades do ano apresentando o filme ‘Aquarius’ (2016, direção de Kleber Mendonça Filho), com classificação etária de 18 anos. O projeto é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura com o curso de Filosofia da Faculdade Sant’Ana, e tem o apoio do SESC Ponta Grossa, por meio do programa Cine SESC. As sessões de filmes, seguidas de debate, acontecem sempre aos sábados, às 16h, no Cine-Teatro Ópera. A entrada é gratuita e o participante pode receber certificado de 3 horas.

Também no dia 21, às 20h, o palco A do Cine-Teatro Ópera recebe o espetáculo ‘Mi Nombre es Tango’, uma homenagem a Ney Traple com direção musical de Martin Mirol, direção g