Buscar

Festival Teatro e Circo em Festa aconte em abril

Festival integra a programação do Ano da Cultura Paranaense, com todas as produções com assinatura de artistas paranaenses

O Paraná está em cena nos palcos de Ponta Grossa. No mês de abril, entre os dias 4 a 13, a Fundação Municipal de Cultura e o SESC realizam mais uma edição do Festival Teatro e Circo em Festa. Ao todo serão dez espetáculos para o público adulto e infantil, apresentados no Cine-Teatro Ópera, Complexo Ambiental e Calçadão. Serão ofertadas ainda três oficinas gratuitas para formação em artes cênicas.

O festival está dentro da proposta do Ano da Cultura Paranaense e irá exibir uma mostra da rica produção estadual, com grupos de Ponta Grossa, Londrina e Curitiba. “O Ano da Cultura Paranaense prioriza a apresentação dos nossos artistas paranaenses em nossa programação, para que possamos conhecer e reconhecer a nossa própria cultura”, destaca o presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante. De acordo com o diretor de Cultura, Eduardo Godoy, além das produções de outros municípios do estado, um dos objetivos é valorizar os grupos ponta-grossenses. “Estamos realizando um trabalho de incentivo aos grupos locais. Um dos resultados é que, neste ano, todos os grupos irão apresentar espetáculos inéditos, nos mais variados gêneros e propostas”, conta.

Robert Salgueiro é o artista que dá vida ao Palhaço Picolé. Ele ressalta que o diálogo com os colegas de profissão de outras cidades e o fomento à cultura paranaense, promovidos pelo Festival Teatro e Circo em Festa, fortalecem a cena local. “O festival nasceu para isso, para mostrar a qualidade dos atores da cidade que estão sempre apresentando novos trabalhos, muitas vezes até fora do estado”, afirma.

Além das seis peças ponta-grossenses inéditas (‘A Jornada de um Palhaço’, ‘Desencantos’, ‘Não cauterize’, ‘Um flash de nós mesmos’, Relembranças’ e ‘A Via Láctea’), o festival terá ainda dois espetáculos de teatro de rua vindos de Londrina (‘Números’ e ‘Vikings’), uma peça solo da atriz Nena Inoue (‘Para não Morrer’, que fala sobre o feminino e o feminismo), de Curitiba, e a prestigiada montagem de ‘Hoje é Dia de Rock’, do Teatro da Comédia do Paraná, mantido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra – o espetáculo, com músicas de Milton Nascimento, tem direção do premiado Gabriel Vilela e está também na programação principal do Festival de Teatro de Curitiba.

Realizado pela Prefeitura