Buscar

Embaixadores do Turismo dos Campos Gerais PR são nomeados

O Projeto Embaixadores do Turismo dos Campos Gerais do Paraná visa homenagear e estimular personalidades e empresas a fomentarem o turismo da região

Na segunda-feira (26/03), aconteceu o 1º Embaixadores do Turismo dos Campos Gerais do Paraná, evento com o objetivo de homenagear, reconhecer e estimular personalidades, pesquisadores, organizadores e promotores de eventos a continuarem atuando pelo crescimento da atividade turística na região.

Em 2018, a atividade contou com quatro categorias: Personalidade, eventos, case de sucesso e investimento turístico, distribuídas em 33 títulos entregues aos profissionais do turismo, empresas do setor, pesquisadores e empresários que levam o nome da região em toda viagem, visando, muitas vezes, a captação de atividades técnico-científica presente. Os nomeados receberam troféus, certificados, pendrive com o guia do planejador de eventos do Convention e materiais promocionais da região.

Realizado pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, ACIPG, AdeTur, Sebrae regional centro e FumTur, a ação apresentou o potencial do turismo local e os resultados obtidos. “Aqui na Região dos Campos Gerais, o turismo de negócios e eventos impacta a economia em mais de R$55 milhões anualmente e nós precisamos continuar estimulando nossos embaixadores a captar e realizar eventos, investir e inovar em suas empresas”, comenta Wagnilda Minasi, presidente do Convention (foto).

Ainda de acordo com a presidente, a solenidade da segunda-feira fidelizou o trabalho em conjunto de todas as entidades para fortalecer o turismo. “Cada um pode fazer bem o seu especifico na confiança de que ele faz parte de um mosaico, onde ninguém é maior do que ninguém, mas todos são fundamentalmente importantes pra construir a grande tela final do turismo regional”.

Dos 33 títulos entregues, 14 eram da categoria eventos, todos relacionados ao grande fluxo de pessoas e projeção do Campos Gerais, caso do 1º Festival de Tortas de Carambeí, com Osmar Rickli, responsável pela atividade em 2010 recebendo o título de Embaixador, o que para ele foi um sonho realizado, principalmente por ver a atividade de oito anos atrás reconhecida e saber da projeção da cidade-sede: “Sinto-me honrando em receber essa homenagem como Embaixador do Turismo dos Campos Gerais. O Festival das Tortas despertou mais uma vocação gastronômica, proporcionando o desenvolvimento do turismo da cidade de Carambeí”.

Já na categoria personalidade, 12 incentivadores do turismo foram chamados ao palco, entre personagens com representação local, estadual e internacional, caso da Prof. Drª Jasmine Cardozo, com atuação na Academia para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil e do Conselho Mundial de Turismo Sustentável: “Fico feliz em ver reconhecido ao meu empenho profissional como turismóloga e o crescimento da atividade nos Campos Gerais. Espero que esse projeto continue incentivando no futuro as pessoas que fazem a diferença nesse setor”.

A Colônia Witmarsum foi a contemplada na categoria case de sucesso, título recebido pela forte atuação do atrativo turístico em manter a cultura alemã viva através de imersão cultural com casas, comidas e roupas típicas do país europeu. “A gente fez um bom trabalho com resultados positivos com continuidade, apoio de diversas entidades e conhecimento e aos recebermos o título temos a certeza que fizemos está certo e devemos continuar”, afirma Heinz Ewvert, membro e personalidade do turismo de Witmarsum.

A última categoria foi investimento turístico, momento em que seis nomes foram chamados ao palco para receber a homenagem, como o Itaytyba Ecoturismo, associado do Convention, localizado em Tibagi e referência estadual no ecoturismo. “A motivação faz o empreendedor, e é o reconhecimento que a reanima e renova