Buscar

Fundação de Cultura lança documentário sobre as benzedeiras de Ponta Grossa

Projeto mapeia patrimônio imaterial de Ponta Grossa

Conhecimento, orações, cantigas, fé e muita história. Uma vida inteira de mulheres que se dedicaram a curar os males de outras pessoas. A cultura das benzedeiras está presente na história e no dia-a-dia das comunidades, e agora registrada em um documentário produzido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. A produção em audiovisual conta a história de vida de 11 benzedeiras da cidade.

O lançamento oficial do documentário será neste sábado, 10 de março, às 15h, no Centro de Cultura, com entrada gratuita. A coordenadora do projeto, Maria Czekalski, relata que o projeto resgata a história e o valor das benzedeiras para a comunidade onde cada uma vive. Maria conviveu desde a infância com benzedeiras e sempre teve o anseio de registrar o trabalho delas. “As benzedeiras reproduzem e transmitem seus conhecimentos através de gerações por meio de interações da sociedade e da natureza, por meio das plantas medicinais, e através da cultura. Elas são referências na comunidade, por isso a importância de registrar as memórias de cada uma”, completa Maria.

Dona Vilma Rozera é uma das benzedeiras que aparece no documentário e conta que nunca era reconhecida com seriedade como uma benzedeira. “O projeto é maravilhoso e muito importante. Eu pude resgatar a minha história e o tempo que convivi com minha mãe e minha avó. Elas me ensinaram o que sei e pude relembrar minhas memórias com ela”, finaliza. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, as benzedeiras são mulheres alegres, com sorriso no rosto e olhares tranquilos, que agora terão suas histórias eternizadas. “Com muito orgulho apresentamos esse documentário que registra um pouco da participação significativa dessas senhoras na nossa cidade”, afirma. Fernando também aponta que a Fundação de Cultura desenvolveu esse projeto preocupada com o resgate da história e tradição cultural de Ponta Grossa.